Se você se reconhece nesses hábitos, pode ser um pai narcisista e, sem saber, prejudicar o futuro dos seus filhos
Quando temos alguns traços narcisistas, nem sempre temos consciência de que isso pode impactar o desenvolvimento da inteligência emocional das crianças.
De acordo com o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-IV-TR), o Transtorno de Personalidade Narcisista (TPN) é caracterizado por um padrão generalizado de grandiosidade (em fantasia ou comportamento), necessidade de admiração e falta de empatia.
Alguns dos traços narcisistas comuns estão se tornando mais frequentes, e já existem especialistas que afirmam que estamos enfrentando uma "epidemia de narcisismo" nas sociedades ocidentais modernas. E esses narcisistas também têm filhos.
Um perfil narcisista carece de habilidades essenciais, como autoconsciência, compaixão e empatia, que são fundamentais para o desenvolvimento saudável da inteligência emocional de uma criança. Além disso, os traços tóxicos compartilhados por alguns podem levar, segundo pesquisas recentes, a problemas como baixa autoestima, dificuldade em regular as emoções, insegurança e dificuldade em estabelecer limites na vida adulta.
Embora cada narcisista se comporte de maneira diferente, há certos traços em comum que, muitas vezes sem intenção, prejudicam a criação dos filhos. De acordo com a Dra. Ramani Durvasula, psicóloga, professora de psicologia na Universidade Estadual da Califórnia e autora de vários livros, como Não é você: como identificar e se curar de pessoas narcisistas, esses comportamentos podem ter efeitos duradouros na vida das crianças.
Leia mais: Pessoas narcisistas tiram proveito dessa característica que todas as pessoas boas têm
...
Veja também
Transtorno de personalidade narcisista: entenda o que é o narcisismo
Pessoas narcisistas tiram proveito dessa característica que todas as pessoas boas têm
Você sabe lidar com uma pessoa narcisista? Esse teste rápido pode revelar a verdade