Se você quer ser realmente feliz e produtivo, a ciência tem uma resposta clara: pare de dizer que está bem quando não está
A "felicidade automática" enfraquece os vínculos e indica a urgência de desenvolvermos inteligência emocional
Você chega ao escritório, ao bar, à loja — ou seja lá qual for o seu trabalho — e alguém te pergunta: "Tudo bem?". Você se pega respondendo com um sorriso forçado e o rosto cansado, dizendo um breve "tudo bem", encerrando a conversa quase imediatamente. Mas, se tivesse dito a verdade, a resposta seria bem diferente.
Quando estamos passando por um momento difícil, o que mais precisamos é de apoio — mas temos um hábito que funciona quase como um reflexo automático. É como se fosse uma "senha social" para manter a interação, mas mantendo a conversa no nível mais superficial.
Isso acontece, por exemplo, quando um colega de trabalho com quem não temos muita intimidade pergunta como estamos, ou quando simplesmente não sabemos ou não queremos explicar como realmente nos sentimos. O problema é que, ao fazer isso, podemos acabar nos sentindo invisíveis ou desconectados — especialmente se usamos essa resposta com pessoas que realmente se importam conosco.
Para evitar essa desconexão, Stephanie Harrison, especialista em felicidade, sugeriu à CNBC algumas alternativas para responder a um "como você está?" quando está claro que você não está nada bem.
O que dizer quando alguém pergunta "Como você está?" e você não está nada "bem"
1. "Obrigada por perguntar. Neste momento, estou me sentindo…"
Segundo a especialista, essa resposta ajuda a praticar a introspecção e a identificar o que você realmente está sentindo.
2. "Um pouco estressada"
...
Veja também
Síndrome de burnout: o que é e 22 sintomas do problema
Como identificar pessoas interesseiras, segundo a psicologia
Se você já passou por estas sete experiências na vida, é mentalmente mais forte do que a maioria