Se a pergunta é "quão ruim era o cheiro da Roma Antiga", a resposta é "sim"
O Império Romano alcançou feitos, mas cheirar bem não era um deles. As ruas estavam cheias de lixo, urina, lama, restos de animais... e até cadáveres humanos.
Sentir o cheiro de uma colônia, de um ambiente ou de um prato de comida faz com que nossa mente volte no tempo. É tremendamente poderoso e levou à pesquisa de maneiras de sentir o cheiro de videogames, filmes e até mesmo da internet. Esses sistemas existiam e, embora fossem considerados a experiência imersiva definitiva, nenhum realmente se popularizou. Talvez o problema seja que não queremos sentir o cheiro de certas coisas.
E definitivamente algo que não gostaríamos de sentir é o cheiro da Roma Antiga.
O cheiro era forte
Thomas Derrick, médico da Universidade Macquarie, na Austrália, acredita que a Roma Antiga teria sido extremamente malcheirosa para qualquer pessoa viva hoje. Em entrevista à RNZ, o pesquisador especializado no cotidiano das pessoas naquele período em Roma acredita que "provavelmente cheirava muito mal". Ok, mas... quão mal?
"Você sentiria o cheiro de dejetos humanos misturados com fumaça de madeira queimada, fezes de animais e outras coisas em decomposição e decomposição."
E os esgotos?
O problema é que não havia uma única fonte para aqueles odores desagradáveis; eles eram o resultado de uma combinação fétida e nada agradável. Roma tinha um sistema de esgoto (a Cloaca Máxima é um exemplo), mas não do tipo que poderíamos imaginar, para levar os dejetos das latrinas para uma fossa séptica ou algo semelhante, mas sim algo mais parecido com um ralo de rio para evacuar a água parada de áreas públicas.
Derrick afirma em um artigo para o The Conversation ...
Matérias relacionadas
Um fantasma que devastou a economia do Japão agora assombra a China: o de 14 milhões de casas vazias
Sempre achamos que, depois dos 35 anos, nosso desempenho despencava; é exatamente o oposto
Sem lasers e sem cortes: a técnica que promete aposentar os óculos em 1 minuto