Script = https://s1.trrsf.com/update-1765224309/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Xarope sem receita pode causar riscos à saúde

7 jul 2009 - 15h10
(atualizado às 15h25)
Compartilhar

Durante o inverno, é comum que se recorra ao consumo de xaropes de tosse, às vezes até mesmo sem receita médica ou conhecimento das contra-indicações do remédio. "Os xaropes contendo codeína não são indicados em pacientes com asma, porque aumenta a viscosidade das secreções e suprime a tosse reflexo, precipitando uma insuficiência respiratória", orienta Sebastian Orellana, professor da Escola de Química e Farmácia, U. Andrés Bello, no Chile.

Xarope, criança, mãe, remédio (interna)
Xarope, criança, mãe, remédio (interna)
Foto: Getty Images


» vc repórter: mande fotos e notícias

» Chat: tecle sobre o assunto

O médico salienta ainda que xaropes são contra-indicados a crianças e mães que estão amamentando. Nesses casos, a codeína (substância presente no xarope) é transferida ao bebê através do leite materno e pode causar sonolência e dificuldades para respirar e comer.

Anti-histamínicos e descongestionantes
Segundo Orellana, as preparações farmacêuticas contendo anti-histamínico clorfeniramina são contra-indicadas em crianças com menos de dois anos e adultos por apresentarem riscos de overdose e toxicidade. Nesses casos, os sintomas mais frequentes são boca seca, constipação, sonolência e confusão, especialmente nos idosos.

"Xaropes com o descongestionante nasal pseudoefedrina não podem ser usados por pacientes com hipertireoidismo, diabetes, hipertensão, ou ainda por pessoas que tiveram infarto agudo do miocárdio e homens com dificuldade para urinar", explica o médico. Orellana afirma também que esse tipo de medicamento é contra-indicado para crianças com menos de doze anos - pelo risco de sonolência -, para grávidas e idosos.

Úlceras
Os xaropes contendo mucolytic bromexina não podem ser utilizados em doentes com úlcera gástrica, pois podem piorar a úlcera. Mas esse remédio é recomendado para uso durante o primeiro trimestre da gravidez, recomenda Orellana.

Venda sem receita médica
Apesar de a grande maioria dos xaropes serem vendidos sem receita médica, especialistas orientam que todo paciente deve procurar um médico antes de ingerir quaisquer remédios, já que eles podem causar efeitos colaterais.

No entanto, existem xaropes que são vendidos somente com receita, como os que contêm codeína. "Estes remédios podem ser usados como um sedativo. Eles podem ainda causar problemas respiratória e sonolência", finaliza o especialista.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra