PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Vitamina D3 melhora força nos treinos, diz estudo

A melhor exposição ao sol é o combustível para ter esse tipo de absorção

24 abr 2024 - 12h16
(atualizado às 16h28)
Compartilhar
Exibir comentários

A vitamina D3 é essencial para o nosso dia a dia, ou seja, regula a concentração de nutrientes no nosso corpo. Além disso, o estudo da Baylor University, dos Estados Unidos, disse que a vitamina D3 melhora a força nos treinos.

Veja como a vitamina D3 melhora a força nos treinos

Vitamina D3 melhora força nos treinos
Vitamina D3 melhora força nos treinos
Foto: Shutterstock / Sport Life

Ocorreram ensaios clínicos randomizados nesse estudo. Que analisaram as concentrações séricas de vitamina D. E a força muscular em sujeitos saudáveis com idades de 18 até 45 anos.

Houve também uma pesquisa bibliográfica informatizada com base nos dados PubMed, MEDLINE e Scopus. Os testes duraram até seis meses e as dosagens variaram de 600 a 5.000 por dia.

De todos os estudos em que a vitamina D3 foi conferida, houve tendências para melhora da força muscular. Vale lembrar essa suplementação resultou em um aumento de 19% na força isométrica no quadríceps em outro experimento.

Por fim, devido limitada quantidade de pesquisa sobre o impacto da suplementação com vitamina D na força muscular em atletas, mais estudos ainda são necessários para confirmar essas relações.

8 benefícios das fibras para a saúde 8 benefícios das fibras para a saúde

A palavra da especialista

"Concluiu-se que a suplementação de vitamina D3 pode ser eficaz para melhorar a força muscular em atletas saudáveis e que os níveis séricos acima de 40 ng·ml−1 podem ser necessários para otimizar o desempenho muscular. Recomenda-se o monitoramento regular dos níveis de vitamina D e a consideração da suplementação especialmente durante os meses de inverno. Mais pesquisas são necessárias para confirmar essas associações e estabelecer diretrizes específicas para a suplementação de vitamina D em atletas", disse em entrevista exclusiva para o Sport Life a nutricionista dos hospitais São Marcelino Champagnat e Universitário Cajuru Marcella Oliveira.

Sport Life
Compartilhar
Publicidade
Publicidade