PUBLICIDADE

Vitamina B afasta o mosquito da dengue? Mitos e verdades sobre repelentes

Fique atento: própolis, alho e inhame entram na lista dos mitos de soluções naturais para repelir o mosquito

21 fev 2024 - 11h37
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: iStock

Com o aumento das preocupações em relação às formas de prevenção e combate à dengue, muitas pessoas estão buscando alternativas naturais para afastar os mosquitos Aedes aegypti. Entre essas alternativas, a vitamina B, própolis, alho e até o inhame têm sido destacados como potenciais repelentes naturais. 

O Terra conversou com Vitor Dominato, nutrólogo do Complexo Hospitalar de Niterói (CHN), para saber se esses suplementos e substâncias realmente funcionam para afastar os insetos ou se são apenas mitos. 

Vitamina B afasta o mosquito da dengue?

Mito. Essa ideia surgiu da suposição de que tomar vitaminas do complexo B pode afastar os mosquitos transmissores da doença. Porém, não temos estudos que comprovem cientificamente essa teoria. 

O própolis pode ser um aliado no combate a dengue?

Mito. Não há fundamentação científica sobre qualquer eficácia do própolis contra a dengue, como já esclarecido pela Fiocruz. 

O inhame é considerado um repelente natural contra o mosquito?

Mito. O inhame é rico em vitamina B e traz muitos benefícios para a saúde, mas não há eficácia comprovada contra a dengue. 

Quais outros repelentes naturais difundidos pela sociedade são mitos?

Velas de citronela: Amplamente divulgadas como repelentes de mosquito, mas, a efetividade é limitada em contextos residenciais e apenas durante o uso. 

Alho: Ingerir importantes quantidades de alho e couve teria ação repelente, porém também não temos comprovação científica sobre isso. 

O  profissional ainda destaca a importância das pessoas usarem repelentes aprovados pela Anvisa, que têm ação comprovada contra o mosquito que transmite a dengue. 

Quais são os melhores repelentes para se proteger da dengue? Quais são os melhores repelentes para se proteger da dengue?

Fonte: Redação Terra Você
Compartilhar
Publicidade
Publicidade