Saúde

Venvanse: Uso indiscriminado de psicoestimulantes pode afetar seus dentes

17 jan 2024 - 18h36
Compartilhar

Por trás de muitos sorrisos, está uma pessoa tomada pelo estresse, pela depressão ou pela ansiedade. Muitos são dependentes de medicamentos para manter seu equilíbrio emocional, uma questão que, recentemente, virou um problema de vício e busca por uso recreativo. 

Uma decorrência que tem preocupado muito a comunidade odontológica é o aumento do bruxismo, uma disfunção caracterizada pelo ranger ou apertar dos dentes, sendo o estresse e a ansiedade seus principais causadores. 

O uso indiscriminado de medicamentos (ansiolíticos, antidepressivos, antipsicóticos e, mais recentemente, os psicoestimulantes), também têm sua parcela de culpa no agravamento desses casos.

O medicamento da "moda" agora é o Venvanse. Apesar de indicado para o tratamento do transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e do transtorno de compulsão alimentar (TCA), vem sendo utilizado indiscriminadamente para o aumento da produtividade, visto os efeitos diretos no aumento do foco e da motivação.

Assista ao vídeo com o cirurgião dentista e escritor Marcelo Kyrillos, sócio-fundador do Ateliê Oral, comentando os riscos do uso indiscriminado de psicoestimulantes.

Homework Homework
Publicidade
Seu Terra












Publicidade