Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Veja 24 sintomas da dislexia, doença da novela das 19h

22 abr 2010 - 09h16
Compartilhar

Leal, interpretado pelo ator Antônio Fagundes na novela global Tempos Modernos, mal sabe assinar o nome e não assume isso para as filhas e netas. Nos últimos capítulos, descobriu que pode sofrer de dislexia. O problema também já foi vivido pela personagem de Bárbara Borges, Clarissa, em Duas Caras (2007 a 2008), que o superou até o final da história.

» Siga Vida e Estilo no Twitter

» vc repórter: mande fotos e notícias

» Chat: tecle sobre a notícia

Segundo a Associação Brasileira de Dislexia (ABD), a dislexia é o distúrbio ou transtorno de aprendizado na área da leitura, escrita e soletração de maior incidência nas salas de aula. Pesquisas realizadas em vários países mostram que entre 5% a 17% da população mundial é disléxica.

Engana-se quem pensa que resulta de má alfabetização, desatenção, desmotivação, condição sócio-econômica ou baixa inteligência. A ABD afirma que é uma condição hereditária com alterações genéticas, apresentando ainda modificações no padrão neurológico. Deve ser diagnosticada por uma equipe multidisciplinar (psicóloga, fonoaudióloga, psicopedagoga clínica e outros profissionais, se necessário).

Se a criança em idade escolar não for acompanhada adequadamente, os sintomas vão persistir ao longo da fase adulta, com possíveis prejuízos emocionais e, consequentemente, sociais e profissionais. Por isso, é importante ficar atento aos possíveis indícios do distúrbio. Ao detectá-los, busque pela ajuda de profissionais que poderão fazer o diagnóstico correto. Confira os sinais listados pela ABD:

Antes de ingressar no Ensino Fundamental

1) Dispersão;

2) Fraco desenvolvimento da atenção;

3) Atraso no desenvolvimento da fala e da linguagem;

4) Dificuldade em aprender rimas e canções;

5) Fraco desenvolvimento da coordenação motora;

6) Dificuldade com quebra-cabeças;

7) Falta de interesse por livros impressos;

Idade Escolar

8) Dificuldade na leitura e escrita;

9) Pobre conhecimento de rima (sons iguais no final das palavras) e aliteração (sons iguais no início das palavras);

10) Desatenção e dispersão;

11) Dificuldade em copiar de livros e da lousa;

12) Dificuldade na coordenação motora fina (desenhos, pintura) e/ou grossa (ginástica, dança);

13) Desorganização geral, com constantes atrasos na entrega de trabalhos escolares e perda de materiais;

14) Confusão entre esquerda e direita;

15) Dificuldade em manusear mapas, dicionários, listas telefônicas;

16) Vocabulário pobre, com sentenças curtas e imaturas ou longas e vagas; 17) Dificuldade na memória de curto prazo (instruções, recados);

18) Dificuldades em decorar sequências (meses do ano, alfabeto, tabuada);

19) Dificuldade em matemática e desenho geométrico;

20) Dificuldade em nomear objetos e pessoas (disnomias);

21) Troca de letras na escrita;

22) Dificuldade para aprender uma segunda língua;

23) Problemas de conduta como depressão, timidez excessiva ou o palhaço da turma;

24) Bom desempenho em provas orais.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra