PUBLICIDADE

vc repórter: Maceió recebe mutirão de cirurgia de fissuras labiopalatinas

20 ago 2013 - 13h38
(atualizado às 13h38)
Compartilhar
Exibir comentários
No sexto ano da campanha, Operação Sorriso deve operar cerca de 40 portadores de fissuras labiopalatinas
No sexto ano da campanha, Operação Sorriso deve operar cerca de 40 portadores de fissuras labiopalatinas
Foto: Divulgação

Profissionais voluntários do Programa Humanitário da Operação Sorriso realizarão entre os dias 22 e 27 de agosto, na cidade de Maceió, Alagoas, cerca de 40 cirurgias corretivas gratuitas em crianças e adultos portadores de lábio leporino e/ou fenda palatina . A seleção dos pacientes acontecerá na quinta-feira no ambulatório Rodrigo Ramalho.

Os interessados em participar da seleção deverão comparecer ao local, na avenida Assis Chateaubriand, 2.932, no bairro Prado, de posse dos documentos de identificação do paciente e do responsável, além de exames de sangue. Os pacientes que residem fora da cidade poderão solicitar hospedagem gratuita no dia da triagem, e a organização oferecerá também transporte e alimentação. 

As cirurgias serão realizadas no hospital Nossa Senhora da Guia, e os voluntários também realizarão avaliação pós-operatória gratuita nos 77 pacientes que fizeram a cirurgia no ano passado.

Profissionais de diversas regiões do Brasil e de outros países participam do programa humanitário, Ao todo, são 45 voluntários divididos entre cirurgiões plásticos, enfermeiros, anestesistas, psicólogos, cirurgiões dentistas, pediatras e fonoaudiólogos. Desde 2008, seis mil consultas foram realizadas em quase 1 mil pacientes. Ao todo, cerca de 300 pessoas foram operadas e mais de 400 procedimentos cirúrgicos foram realizados.

Maceió foi escolhida para receber o programa pelo sexto ano consecutivo por ser a cidade com maior incidência de pacientes com fissuras labiopalatinas por deficiências nutricionais, de acordo com estudo feito em parceria entre o Centro de Estudo de Genomas de Universidade de São Paulo (USP) e a ONG.

Quem quiser colaborar com o projeto pode doar alimentos não perecíveis, leite em pó, suplementos alimentares, xampu e fraldas à sede da Rede Feminina, localizada na rua Zacarias Azevedo, 463, no centro de Maceió.

A internauta Vanessa Rodrigues, do Rio de Janeiro (RJ), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade
Publicidade