PUBLICIDADE

Trend sugere colocar glitter no shampoo: saiba os riscos

Esse truque que bombou nas redes sociais promete cabelos brilhantes após o banho. Entenda!

24 abr 2024 - 18h03
(atualizado às 18h12)
Compartilhar
Exibir comentários

Recentemente, nas redes sociais, surgiram vários vídeos ensinando a colocar glitter no shampoo para deixar os cabelos brilhantes após o banho. No entanto, de acordo com especialistas entrevistados por Boa Forma, esse "truque" é mais uma daqueles que prometem entregar resultados incríveis, mas que, na verdade, podem ser prejudiciais à saúde capilar. Saiba mais sobre os riscos a seguir!

Descubra os riscos de colocar glitter no shampoo |
Descubra os riscos de colocar glitter no shampoo |
Foto: freepik/Freepik / Boa Forma
@paulabarros10 Colocando Glitter no shampoo #shampoogliter #Glitter ##cabelobrilhoso##glitter ♬ оригинальный звук - Sadu

Pode colocar glitter no shampoo?

Colocar glitter no shampoo é uma prática desaconselhada pelos médicos. Por ser feito de partículas pequenas e muitas vezes cortantes, o glitter pode causar irritações, coceira, alergias e até mesmo ferimentos no couro cabeludo.

Segundo a  Dra. Renata Sitonio, dermatologista, o glitter pode acumular nos folículos, deixando-os obstruídos e comprometendo o crescimento saudável. "Ele pode gerar resíduos que afetam a nutrição dos cabelos e que podem causar uma alergia de contato, levando à inflamação. A consequência disso é a produção de fios mais fracos e a queda acentuada", diz ela.

"Geralmente, o glitter é formado por pedaços de plásticos, alumínio e outros metais. Além dos efeitos na questão capilar, pode, eventualmente, irritar peles muito sensíveis, olhos e até o trato gastrointestinal, caso seja ingerido acidentalmente", completa.

Além disso, as partículas podem se prender ao comprimento dos fios, dificultando a limpeza adequada e completa. "Com isso, as madeixas podem ficar com um aspecto de aspereza e mais difíceis de pentear. Alguns ingredientes presentes no glitter podem ressecar o cabelo e torná-lo mais quebradiço ao longo do tempo", conta a  Dra. Tamara Tavares, dermatologista.

É importante lembrar que o glitter também pode fazer mal ao meio ambiente. "Muitos desses brilhos coloridos são feito de microplásticos, que são prejudiciais ao meio ambiente, uma vez que não são biodegradáveis e podem contaminar corpos d'água", alerta o Dr. Lucas Miranda, dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e fundador da Clínica Lucas Miranda, em Belo Horizonte.

8 dicas para diminuir a queda de cabelo 8 dicas para diminuir a queda de cabelo

O que fazer para conquistar cabelos mais brilhantes?

Se você quer ter cabelos mais brilhantes e bonitos, em vez de colocar glitter no shampoo, vale a pena investir nos seus cuidados capilares.

"Uma alimentação equilibrada, rica em nutrientes como vitaminas e proteínas, é uma das medidas mais importantes para a saúde das madeixas", destaca a Dra. Alexandra Lopes, especialista em Medicina Capilar.

Ao escolher shampoos e condicionadores para a sua rotina de haircare, sempre certifique-se de que eles sejam adequados às características dos seus fios. "Na hora de lavar, passe o shampoo apenas no couro cabeludo e deixe que a espuma que escorre faça a limpeza do comprimento", orienta a Dra. Renata.

As máscaras de tratamento devem ser usadas uma vez por semana, para prevenir problemas como quebra, ponta dupla e ressecamento.

" Reduza o uso de ferramentas de calor, como secadores e chapinhas, e, se for utilizá-las, nunca se esqueça do protetor térmico", completa Lopes.

Não dormir com os fios molhados, não escová-los ou amarrá-los com força excessiva e não exagerar nos procedimentos químicos são outras medidas indispensáveis para garantir cabelos fortes e hidratados.

Boa Forma
Compartilhar
Publicidade
Publicidade