PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Dicas para cuidar dos cabelos após a escova progressiva

Confira como manter a saúde, a hidratação e a beleza dos fios após o alisamento

24 abr 2024 - 12h07
(atualizado às 12h32)
Compartilhar
Exibir comentários

A escova progressiva serve para diminuir o volume dos cabelos, alisar e reduzir o frizz, mas pode causar danos aos fios se você não tomar os devidos cuidados. "A progressiva forma no fio o que chamamos de maçã do amor: cria uma camada brilhante em torno do fio. Por ter o pH ácido, faz o alisamento interno, resultando em brilho e fios lisos", explica o hair stylist Oswaldo Sérgio Lopes.

Progressiva pode causar danos aos cabelos
Progressiva pode causar danos aos cabelos
Foto: Irina Bg | Shutterstock / Portal EdiCase

Cuidados após fazer a progressiva

Algumas progressivas possuem formol, por isso é preciso ter cuidado com o contato com a pele, assim como evitar outras químicas no cabelo. "Marrons e vermelhos podem sofrer alterações de cor. Por tal razão, é importante sempre procurar um bom profissional", recomenda o especialista.

Dica para lidar com a oleosidade após o alisamento

Mesmo quem tem o cabelo ressecado costuma sofrer com a raiz oleosa e com a descamação do couro cabeludo após a aplicação do produto. "Isso é um processo de transformação à base de produtos fortes e sensibiliza o couro cabeludo, deixando o cabelo oleoso por um tempo", explica Cosme da Silva de Oliveira, consultor de cabelo. Nota-se, então, a necessidade de cuidados específicos ao fazer a progressiva.

A oleosidade excessiva costuma parar após a terceira lavagem dos fios, mas é importante usar produtos adequados. "Lave diariamente com um xampu apropriado para raiz oleosa e use condicionador somente no comprimento dos fios. Além disso, lave o cabelo com água morna ou em temperatura ambiente e evite usar o secador quente", sugere a dermatologista Aline Pantano Marcassi. A profissional explica que outro aspecto que influencia a oleosidade é o ato de passar a mão várias vezes ao dia no cabelo, já que ajuda na dispersão da oleosidade ao longo do fio.

Utilizar os produtos adequados evita que os cabelos fiquem enrijecidos
Utilizar os produtos adequados evita que os cabelos fiquem enrijecidos
Foto: NotarYES | Shutterstock / Portal EdiCase

Importância de utilizar o produto correto

Para manter os cabelos alisados bonitos e saudáveis, procure usar um xampu próprio para cabelos com progressiva e, de preferência, sem sal, "pois é melhor para evitar que os fios fiquem enrijecidos", acrescenta Andrea Guedes, empresária e hair stylist.

Técnicas para hidratar os cabelos

Visando evitar que o cabelo sofra com fios ressecados é fundamental cuidar da hidratação. "A regra básica é aplicar uma máscara nutritiva em casa, semanalmente ou a cada 15 dias. Óleos capilares também são indicados, porque têm textura leve e reparam os fios sem pesar", indica o hair stylist Edu Rodriguez.

Segundo o profissional, formulações à base de ojon, monoi e manteiga de murumuru hidratam profundamente, reduzindo o volume e o frizz. Além disso, ele indica, a cada dois meses, investir em um tratamento de choque no salão, como a cauterização ou a reposição de queratina, que fortificam os cabelos.

Portal EdiCase
Compartilhar
Publicidade
Publicidade