Tatuagem nos dentes: conheça os riscos da nova moda chinesa
Segundo especialistas, tendência pode causar danos irreparáveis ao sorriso
Tendência de tatuagens dentárias na China preocupa especialistas, que alertam para danos irreversíveis nos dentes devido a desgastes estéticos e procedimentos inadequados.
Uma nova tendência entre jovens chineses tem viralizado nas redes sociais: as tatuagens dentárias, que levam palavras, símbolos e desenhos. moda divide as opiniões até mesmo de quem é mais 'prafrentex'. Já os dentistas chegaram a um consenso: a prática é perigosa e pode deixar danos irreparáveis na dentição.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
O procedimento é oferecido por clínicas odontológicas em várias regiões da China, que usam a novidade como estratégia para atrair clientes. Algumas instituições chegam a oferecer as gravações gratuitamente, segundo o portal Shangyou News.
Os acessórios funcionam por meio de coroas, que normalmente são usadas para restaurar a dentição danificada ou enfraquecida. O processo é o seguinte: o profissional faz rasuras nos dentes dos pacientes. Então, ele prepara um molde com base na estrutura danificada que, agora, passa a se encaixar na gengiva. O valor varia entre 1 mil e 2 mil yuans (de R$ 750 a R$ 1.500).
Dentistas, no entanto, alertam para possíveis riscos. Segundo a doutora Mayara Oliveira, especialista em dentística restauradora e estética, o desgaste da estrutura estética nunca deve acontecer por razões de aparência, já que o dano é irreversível. “Qualquer intervenção desse tipo só deve ser realizada quando houver indicação clínica real, como nos casos em que o paciente já perdeu parte da estrutura do dente”, afirmou, em entrevista ao Terra.
Segundo ela, o problema não são os desenhos em si, mas a aplicação de uma coroa sem necessidade ou com procedimentos duvidosos. Isso porque, se a peça que vai na boca do paciente tiver problemas de encaixe, por exemplo, a gengiva pode se machucar e os dentes podem acumular alimento na boca — o que gera, além de mau hálito, chances de inflamação e infecção.
"A partir do momento que houve o desgaste, acabou. Não tem como recuperar”, explica Oliveira. Já o dr. Sergio Brossi Botta, presidente da câmara técnica de dentística do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (Crosp), lembra que outro problema está relacionado à espessura da faceta impressa em resina, que é confeccionada de um material com pouca resistência. Com isso, a peça pode se quebrar facilmente durante a mastigação.
“Com o passar do tempo, a escovação com creme dental e os ácidos alimentares irão causar o desgaste do adesivo, perdendo sua cor e forma”, alerta o dentista.
Ele explica que a modificação estética dos dentes não é uma coisa nova. Civilizações antigas, como os maias e os egípcios, já utilizavam incrustações de pedras preciosas nos dentes como símbolo de status. Atualmente, existem formas de adornar o sorriso que são mais seguras, como os grillz e piercing dental.