PUBLICIDADE

Sobrepeso é fator de risco para varizes; mas não é o único inimigo

Especialista em cirurgia vascular explica impacto do sobrepeso no desenvolvimento das varizes e alerta sobre outros fatores de risco

7 fev 2024 - 10h01
(atualizado às 21h12)
Compartilhar
Exibir comentários

As varizes surgem abaixo da pele geralmente nos membros inferiores, causando bastante desconforto - sobretudo estético. Sem o tratamento adequado, podem progredir e desenvolver severas complicações. E uma das formas de tratar é prevenir seus fatores de risco, como o sobrepeso. 

Sobrepeso é fator de risco para varizes; mas não é o único inimigo
Sobrepeso é fator de risco para varizes; mas não é o único inimigo
Foto: Shutterstock / Saúde em Dia

"O excesso de peso pode aumentar a pressão sobre as veias das pernas e suas válvulas, dificultando seu bom funcionamento e o retorno venoso do sangue ao coração, o que contribui para o desenvolvimento de varizes", explica a Dra. Camila Helena Oliveira é especialista em Cirurgia Vascular e Ecografia Vascular com Doppler.

Portanto, o controle de peso pode ajudar no controle das varizes ao reduzir a pressão sobre as veias das pernas. "Manter um peso saudável através de uma dieta equilibrada e exercícios físicos pode melhorar a circulação sanguínea, diminuindo o risco de varizes", diz a profissional. 

Além disso, adotar hábitos como evitar longos períodos de pé ou sentado, praticar atividade física regularmente e elevar as pernas ao descansar pode ser benéfico para a saúde vascular. Consultar um médico para orientações específicas também é sempre recomendado.

No entanto, nem todas as pessoas com sobrepeso desenvolvem varizes. Isso porque outros fatores, como genética e estilo de vida, também desempenham um papel importante. "Apesar disso, manter um peso saudável e adotar hábitos de vida equilibrados pode ajudar a reduzir o risco de varizes", diz a médica.

Fatores de risco para varizes

Além disso, vale destacar que pessoas magras também podem desenvolver varizes. Afinal, embora o excesso de peso seja um fator de risco, outros elementos contribuem para o surgimento das varizes. A cirurgiã vascular aponta alguns deles:

  • Predisposição genética;
  • Envelhecimento;
  • Sexo (mulheres têm maior probabilidade);
  • Atividades que envolvem longos períodos de pé ou sentado;
  • Número de gestações;
  • Uso de anticoncepcionais ou terapia de reposição hormonal;
  • Sedentarismo. 

"Mesmo com um peso saudável, outros fatores podem influenciar a saúde das veias", enfatiza a médica.

Saúde em Dia
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade