PUBLICIDADE

Skincare infantil sem orientação: conheça os perigos

É importante usar produtos certos e ter acompanhamento especializado

22 mai 2024 - 06h10
(atualizado às 09h57)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Uma adolescente inglesa quase perdeu a visão ao seguir dicas de skincare que viu no TikTok. A história prova a importância de realizar os cuidados com a pele da forma correta, através do auxílio de um profissional e dos produtos adequados para evitar consequências como resistência bacteriana, reações alérgicas ou uso de produtos vencidos.
Foto: Freepik

Recentemente, uma adolescente inglesa seguiu dicas de skincare que viu no TikTok e quase perdeu a visão. A história, que poderia ter acontecido em qualquer lugar do globo, mostra a importância de se realizar os cuidados com a pele da forma certa. Ou seja, com o auxílio de um profissional, com o uso dos produtos adequados e tomando todos os cuidados necessários. 

Segundo Fernanda Sanches, especialista em cosmetologia e CEO da Cosmobeauty, empresa de dermocosméticos para tratamentos estéticos profissionais e de uso home care, o skincare é coisa séria e não pode ser feito de qualquer forma apenas porque um ou outro influencer indicou. 

“O uso errado de alguns produtos pode até mesmo causar efeitos contrários aos esperados ou gerar resistência, por isso é fundamental checar a real capacidade da pessoa de fazer orientações neste sentido”, disse. 

De acordo com a especialista, alguns produtos, como antibióticos tópicos, podem levar ao desenvolvimento de resistência bacteriana, tornando os tratamentos menos eficazes. 

“Outra questão importante são as reações alérgicas e o agravamento de condições pré existentes, já que o uso de produtos inadequados pode agravar problemas”, explica. 

Uso de produtos vencidos

Usar cosméticos vencidos também é algo que pode parecer inofensivo, mas não é, por isso é preciso cuidado ao “emprestar” esse tipo de coisa quando crianças e adolescentes pedem produtos para “brincar”. Segundo a especialista em Cosmetologia, cosméticos vencidos podem conter ingredientes já degradados, que podem provocar irritação e vermelhidão, coceira, queimaduras ou erupções cutâneas. 

“Também podem propiciar o desenvolvimento de bactérias, fungos e outros microrganismos que causam infecções na pele”, afirma Fernanda. 

A CEO da Cosmobeauty explica que cada produto cosmético lançado no mercado passa por uma série de testes e conta com toda regulamentação necessária para não causar danos e evitar falsas alegações sobre os resultados esperados. 

“É por isso que é muito importante não usar produtos sem qualquer orientação ou pesquisa, além de estar atento às indicações de uso e ao prazo de validade. Sempre cheque a credibilidade do laboratório ou rastreie a origem do produto antes de usar”, complementa.

Fernanda acrescenta que alguns produtos cosméticos contêm substâncias que podem interferir até mesmo no sistema endócrino, causando desregulação hormonal em algumas pessoas. 

“É fundamental contar com o auxílio de um dermatologista ou de um especialista em estética antes de começar a fazer skincare. São eles que podem orientar sobre produtos e procedimentos para que haja segurança no uso e resultados mais efetivos”, aconselha. 

(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.

Freepik

Homework Homework
Compartilhar
Publicidade
Publicidade