PUBLICIDADE

Sintomas de câncer de próstata: saiba como identificar

A doença pode evoluir silenciosamente, já que costuma não apresentar muitos sinais nas fases iniciais; veja os principais sintomas do câncer

17 nov 2023 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários

O câncer de próstata é o segundo tipo mais comum de câncer em homens no Brasil, de acordo como Ministério da Saúde. Mesmo com a incidência alta, ainda há muita falta de informação sobre os cuidados com a doença.

As campanhas de Novembro Azul tem como objetivo conscientizar a população masculina sobre os cuidados que os homens têm que ter com a saúde, particularmente em relação a prevenção e identificação precoce de sintomas da doença. 

A próstata é uma glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis. O tumor que a feta a próstata pode levar a diferentes sintomas e consequências. Apesar de não necessariamente significarem que a pessoa contraiu a doença, uma vez que os sintomas podem ser parecidos com os de outras doenças, é importante estar atento a eles para realizar o diagnóstico. Saiba quais são eles:

Quais são os sintomas do câncer de próstata?

Sintomas de câncer de próstata: saiba como identificar
Sintomas de câncer de próstata: saiba como identificar
Foto: Business

Dificuldade para urinar 

Nas fases iniciais do câncer de próstata é mais difícil identificar sintomas da doença. Mas a dificuldade de urinar é sempre algo para estar atento. A condição pode significar diversas coisas, inclusive uma infecção urinária. Mas uma mudança no fluxo urinário é sempre um alerta para buscar a avaliação de um especialista. 

Aumento da frequência urinária 

Assim como a dificuldade de urinar, o aumento exacerbado da frequência urinária também é um sintoma de alerta. Mas não é para ficar desesperado, pois pode significar outras condições clínicas, como hiperplasia prostática benigna, que é o crescimento benigno da próstata. Independentemente da causa, a micção frequente também deve ser levada para a avaliação de um médico. 

Dor, desconforto ou ardência ao urinar 

Não é normal sentir dor ao urinar e o sintoma pode estar relacionado a diversas condições. Uma delas pode ser o câncer de próstata. O Ministério da Saúde recomenda que um especialista seja consultado assim que este sintoma aparecer.

Presença de sangue na urina

Tal como desconforto ao urinar, a presença de sangue no xixi também é um sintoma de câncer de próstata.

Disfunção erétil 

Este é outro alerta vermelho para a doença. É um dos sintomas iniciais. Isso ocorre quando a doença rompe os limites da cápsula prostática e infiltra os nervos que passam ao redor da próstata, afetando a ereção ao pênis.

Dor na região lombar, pélvica ou óssea 

O tumor na próstata pode comprimir a base da coluna e provocar fraqueza nos ossos. Sem muita informação sobre este sinal, é comum que pacientes se automediquem com analgésico.

Perda de peso sem motivo aparente 

Outro sintoma inicial da doença é a perda de peso dos pacientes – sem mudança nos hábitos alimentares -- com câncer de próstata.

Fraqueza ou fadiga

Relacionados a outras doenças, estes sintomas podem confundir o paciente. Quando associados a outros sinais, é indicado que se consulte um médico para investigar o problema.

Famosos que tiveram câncer de próstata e se curaram Famosos que tiveram câncer de próstata e se curaram

Fonte: Redação Terra Você
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade