O que não pode faltar durante a consulta odontológica?

15 dez 2017
08h00
atualizado às 08h36

Quando você vai ao dentista, você sabe quais são os principais pontos avaliados em uma consulta para que ela seja completa? O Dr. Sidnei Goldmann, profissional graduado em estética bucal e especialista em implantes dentários, listou os principais aspectos que não podem faltar na avaliação do dentista:

Foto: Shutterstock.com

1 - Saúde geral 
“O momento inicial da consulta é essencial para que o profissional conheça os hábitos do paciente, entenda a rotina de alimentação, escovação, medicamentos utilizados, doenças anteriores e tudo o que envolve sua saúde geral. É a chamada anamnese, uma entrevista que o profissional faz sobre os hábitos diários e que ajuda na avaliação como um todo, não apenas a boca”, explica Dr. Sidnei Goldmann.

2 - Gengiva
“Avaliar o aspecto dessa região, se há sangramento ou inflamação pode prevenir e direcionar tratamentos para doenças como gengivite e periodontite”, explica o profissional. 

3 - Placa bacteriana
A avaliação não pode deixar de lado a placa bacteriana e o tártaro, pois eles podem causar cáries e doenças na gengiva, como a gengivite.

4 - Posição dos dentes
Durante a consulta também é importante analisar a posição dos dentes na arcada dentária - a mordida e toda a estrutura envolvida, que inclui os dentes, a gengiva, os ossos, os músculos e a articulação. 

5 - Mucosa oral
“Nesse momento são avaliadas as regiões que contém mucosa como língua, palato, gengiva e lábios. Avaliar esse aspecto é importante para determinar a hidratação da boca, presença de placas e demais bactérias que podem acumular na região”, afirma o dentista. 

6 - Manchas 
O exame clínico com foco em avaliar manchas nos dentes, qualidade das restaurações e cáries é fundamental para que o dentista consiga sugerir tratamentos e atitudes para melhorar a qualidade da saúde bucal. 

7 - Estética 
“Muitas pessoas deixam de sorrir por não estarem confortáveis com a estética e pequenos ajustes podem devolver a autoestima dessas pessoas que procuram pelo dentista por diversos motivos como gengiva baixa, dentes pequenos, tortos, quebrados, amarelados ou mal posicionados”, completa Dr. Goldmann.

Fonte: FF Este conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.

compartilhe

publicidade
publicidade