Conheça todos os benefícios do flúor para sua saúde bucal

O flúor é geralmente adicionado à água potável para ajudar a reduzir a incidência de cáries nos dentes

18 dez 2020
16h00
  • separator
Foto: Unplash

Você sabe o que é e para que serve o flúor? A substância é um mineral natural encontrado em toda a crosta terrestre e largamente distribuído pela natureza. Alguns alimentos, como peixes e verduras, contêm flúor, assim como a água fornecida por algumas empresas de serviço público.

O flúor é geralmente adicionado à água potável para ajudar a reduzir a incidência de cáries nos dentes. Ele ajuda a prevenir as cáries de duas maneiras distintas. O flúor se concentra nos ossos em crescimento e nos dentes em desenvolvimento das crianças, ajudando a endurecer o esmalte dos dentes de leite e permanentes que ainda não nasceram.

O flúor ajuda a endurecer o esmalte dos dentes permanentes que já se formaram e também trabalha durante os processos de desmineralização e remineralização que ocorrem naturalmente em sua boca. A saliva contém ácidos que causam a desmineralização nos dentes. Estes ácidos são liberados após a alimentação.

Em outros momentos - quando sua saliva está menos ácida - ocorre justamente o oposto, a reposição do cálcio e do fósforo que mantém seus dentes resistentes. Este processo é chamado de remineralização. Quando o flúor está presente durante a remineralização, os minerais depositados são mais duros do que seriam sem o flúor, ajudando a fortalecer seus dentes e a prevenir a dissolução durante a próxima fase de desmineralização.

Como saber se estou recebendo quantidade suficiente de flúor?
Se a água que você bebe contiver flúor, então somente a escovação regular utilizando um creme dental com flúor será suficiente para adultos e crianças com dentes saudáveis, com um baixo risco de cáries.

Se a água de sua comunidade não for fluoretada, nem contiver uma quantidade suficiente de flúor natural (uma parte em um milhão é considerada ideal), então seu dentista ou pediatra deve receitar suplementos de flúor para suas crianças tomarem diariamente.

Seu dentista ou pediatra poderá dizer a quantidade correta de flúor para sua família, por isso não deixe de pedir sua orientação. Se a água que você consome vier de uma rede pública de abastecimento, você poderá saber se ela contém flúor ligando para a empresa de água local. Se a sua água vier de um poço particular, você poderá analisá-la em um laboratório de teste ambiental independente e que ofereça este tipo de serviço.

Fonte: FF Este conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.
publicidade