PUBLICIDADE

Ranger os dentes: descubra o que acontece com seu corpo quando você tem bruxismo

Bruxismo tem sintomas bastante desagradáveis, como fortes dores nos músculos da mastigação, pescoço e cabeça

28 fev 2023 - 10h00
(atualizado às 10h49)
Compartilhar
A tensão emocional também pode acarretar em bruxismo
A tensão emocional também pode acarretar em bruxismo
Foto: Unplash

Contas para pagar, chefe, trânsito. Muitos são os gatilhos para desencadear o estresse e, a partir daí, as consequências para o organismo são inúmeras. Na saúde bucal, o mal pode provocar ranger de dentes, também conhecido como bruxismo.

O estresse libera hormônios como hidrocortisona e cortisol, além de produzir um alto nível de adrenalina. Essas substâncias são responsáveis por regular funções corporais, como o sistema imune. Aliadas aos maus hábitos de higiene bucal, essas substâncias tornam o ambiente propício para o aparecimento de doenças na boca.

O que prejudica ainda mais a saúde bucal são os maus hábitos que a pessoa estressada tende a adquirir ou reforçar, como o consumo de álcool, tabaco e negligência da higiene oral. A tensão emocional também pode acarretar em bruxismo – ranger dos dentes – que causa desgaste dos dentes, distúrbios na articulação temporomandibular e danos ao tecido gengival e ao osso mandibular.

Vale lembrar que o bruxismo tem sintomas bastante desagradáveis, como fortes dores nos músculos da mastigação, pescoço e cabeça, além de alterações no sono e na saúde bucal. 

Fonte: FF Este conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade