PUBLICIDADE

Gravidez: dentes enfraquecem na gestação? Descubra!

Além dos cuidados redobrados com a saúde, muitas pessoas têm que lidar com boatos a respeito da gravidez

9 dez 2022 - 10h00
Compartilhar
Os cuidados com a higiene bucal durante a gravidez também devem ser redobrados
Os cuidados com a higiene bucal durante a gravidez também devem ser redobrados
Foto: Pexels

A gestação é um momento de muitas transformações na vida de uma pessoa gestante. Gerar uma vida requer algumas mudanças nos hábitos do dia a dia e, no que diz respeito à saúde bucal, não seria diferente.

Além dos cuidados redobrados com a saúde, muitas pessoas têm que lidar com boatos a respeito da gravidez. Um deles diz respeito ao enfraquecimento dos dentes durante o período gestacional.

Uma das razões infundadas para essa crença é a de que durante a gestação a mãe divide o cálcio com o organismo do bebê. No entanto, o período de 9 meses não é suficiente para descalcificar a dentição da mulher.

Isso não quer dizer que a pessoa grávida não precise fazer acompanhamento com o dentista. Essa assistência também serve como medida preventiva ao aparecimento de outras doenças e serve, ainda, para o dentista orientar a gestante sobre os cuidados com a amamentação e com a saúde bucal de seu bebê.

Alguns tratamentos podem ser contraindicados no período, por isso é sempre importante relatar ao dentista a suspeita ou confirmação de gravidez antes de iniciar qualquer procedimento.

Os cuidados com a higiene bucal durante a gravidez também devem ser redobrados. A gestante deve escovar os dentes sempre após as refeições, com um creme dental com flúor. Além disso, é preciso usar o fio dental pelo menos uma vez ao dia. Evitar o consumo excessivo de doces e manter uma dieta balanceada também são atitudes essenciais para manter os dentes e gengivas saudáveis.

Fonte: FF Este conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade