PUBLICIDADE

Cuidado! Por que é perigoso compartilhar escova de dente

A prática, embora romântica, é muito maléfica para a saúde, e não apenas a bucal

16 nov 2021 - 10h00
Compartilhar

Para muitas pessoas, é normal compartilhar itens de higiene pessoal, como sabonete e toalhas de rosto. Muitos casais e familiares, no entanto, vão além e acabam dividindo a mesma escova de dentes. A prática, embora romântica, é muito maléfica para a saúde, e não apenas a bucal. Isso porque bactérias, vírus e fungos podem se alojar na escova e causar diversos problemas.

Como já diz o nome, a escova de dente é um item de higiene pessoal, portanto não deve ser emprestada para outras pessoas, seja quem for. A escova tem a função de remover a placa bacteriana da boca e, portanto, mesmo com o enxágue, alguns microrganismos vão permanecer nas suas cerdas.

Doenças que são transmitidas pela saliva, como gripe, resfriado, hepatite, mononucleose e outras, podem ser transmitidas através do compartilhamento da escova de dente. Mães e filhos também não devem fazer o uso compartilhado do ítem, pois os pequenos não possuem a mesma resistência imunológica que um adulto e essa troca pode prejudicá-los.

Vale lembrar que a escova de dente deve ser trocada de 3 em 3 meses, já que após esse período ela perde sua eficiência com a deformação das cerdas. Se a pessoa contrair uma gripe ou resfriado, a escova deve ser substituída imediatamente para evitar a reinfecção, independentemente do tempo de uso dela. 

Foto: Unplash
Fonte: FF Este conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade