PUBLICIDADE
Logo do

Saúde

Choque no dente: saiba mais sobre as causas do desconforto

Temperaturas altas e baixas e alimentos ácidos e açucarados irritam os nervos dos dentes

25 nov 2021 16h00
Publicidade

Você está saboreando um delicioso sorvete ou bebendo uma bebida quente e, de repente, sente aquela pontada no dente. Nesses momentos, é inevitável não se preocupar e acender a luz de alerta com relação à saúde bucal. Afinal de contas, sentir dor no dente não é normal. 

Se a dentina do interior do dente estiver exposta, o ato de comer pode causar sensibilidade e dor. A explicação é: acima da margem gengival, os dentes são revestidos por esmalte e, abaixo dela, são cobertos por cemento. Tanto o esmalte quanto o cemento protegem a dentina, que é um mineral dental macio, amarelo-acastanhado, cheio de túbulos que levam à polpa nervosa interna.

Quando os dentes perdem seu revestimento protetor, mudanças de temperatura na boca e alimentos e bebidas podem atravessar os túbulos e atingir os nervos dos dentes. De acordo com a MouthHealthy.org, problemas como erosão do esmalte, cárie, doença gengival, raízes dentárias expostas e fraturas dentárias expõem a dentina e provocam dor de dente ou, mais popularmente conhecido, o choque no dente. 

Ao contrário do esmalte, do cemento e da dentina, os nervos dos dentes são sensíveis à estimulação. O fato de serem sensíveis é útil, porque significa que podem indicar quando há um problema com nossos dentes. Infelizmente, também significa que os nervos dos dentes irritados causam dor. Por isso, procure o dentista caso sinta algum desconforto.

Foto: Pexels

 

Fonte: FF Este conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.
Publicidade