Qual o procedimento dentário mais doloroso?

Que atire a primeira pedra quem não tem medo da cadeira do dentista. Descubra qual tratamento dentário provoca mais dor

23 nov 2020
16h00
  • separator
Foto: Unplash

Que atire a primeira pedra quem não tem medo da cadeira do dentista, não é mesmo? O simples ato de ouvir o barulhinho da maquininha já provoca arrepios e pesadelos em muitas pessoas. Mas você sabe dizer qual o tratamento dentário mais desconfortável? 

Em busca dessa resposta, a cirurgiãs-dentistas pela Associação Caruaruense de Ensino Superior (ASCES) Ruth Suzanne Maximo da Costa e Suelen do Nascimento Ribeiro, e o doutor em Odontologia. Professor Adjunto da Universidade Federal de Pernambuco e da Associação Caruaruense de Ensino Superior (ASCES) Etenildo Dantas Cabral, elaboraram o estudo “Fatores determinantes de experiência dolorosa durante atendimento odontológico”. 

O artigo apontou que significativa parcela da população adulta relata ter dor quando visita o cirurgião-dentista. O artigo verificou que 73,4% dos pacientes relataram dor ao fazer tratamento dentário. A intensidade da dor foi apontada como leve, desconfortável, moderada, grave ou muito grave para 20%, 35,1%, 33,3%, 8,2% e 3,4% dos pacientes, respectivamente. Em alguns casos a dor intensa foi referida por 25% dos pacientes pesquisados . 

Quanto à experiência odontológica envolvendo dor forte, 60% de uma amostra representativa da população geral de 15 anos ou mais relatou ter tido pelo menos uma vez. O estudo também apontou que tratamentos odontológicos invasivos, como restaurações, extrações, coroas/pontes, tratamento endodôntico e tratamento periodontal/cirurgia, foi associado com maior probabilidade de sentir dor durante o procedimento odontológico. 

Isso não significa que a dor não esteja presente em procedimentos não invasivos, pois 25% de uma amostra de adultos jovens que recebeu procedimentos como sondagem, profilaxia e remoção de cálculo supragengival relataram ter sentido dor intensa em algum momento. Para minimizar ou evitar a dor durante o procedimento odontológico, é feita a anestesia local ou regional. Porém o medo da anestesia e da dor são fatores que estimulam o paciente a evitar o dentista, apontou o estudo. 

Durante a realização de exodontias em ambulatório, 15% dos pacientes relataram dor durante a anestesia e pacientes submetidos à anestesia local para raspagem e cirurgia periodontal referiram que a dor da anestesia local foi superior à da terapia periodontal. 

Por isso, da próxima vez que for ao dentista, converse com o profissional sobre seus anseios e expectativas com relação aos procedimentos. Não deixe que o medo impeça de fazer um tratamento bucal adequado. Sua saúde agradece!

Fonte: FF Este conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.
publicidade