Mascar chiclete reduz sensibilidade causada por clareamento

Hábito também pode ajudar a prevenir a cárie dentária

24 mai 2017
08h00
atualizado em 18/7/2017 às 18h41

Você sabia que mascar chiclete pode diminuir a sensibilidade causada pelo clareamento dental? De acordo com um estudo publicado no British Dental Journal, ao gerar um aumento no fluxo salivar, o ato de mastigar pode ter esse benefício terapêutico.

Foto: Billion Photos / Shutterstock.com

Na pesquisa, 88 pacientes que tiveram seus dentes clareados numa única consulta odontológica foram divididos aleatoriamente em três grupos. O primeiro era formado por pacientes que deveriam mascar um chiclete sem açúcar algumas vezes ao dia. No segundo, os participantes usaram um chiclete sem açúcar com Recaldent (um produto feito a partir do leite que ajuda a fortalecer os dentes ao liberar cálcio e fosfato para remineralizar o esmalte). Já o terceiro, era composto por indivíduos que não usaram nenhum agente dessensibilizante.

Os resultados surpreenderam até mesmo os especialistas. Os pacientes que mascaram qualquer um dos tipos de chiclete sem açúcar apresentaram uma significativa redução na sensibilidade dental, em comparação ao grupo que não mascou chiclete algum.

Além de diminuir a sensibilidade, outros estudos clínicos concluíram que mascar chicletes sem açúcar por 20 minutos após as refeições pode ajudar a prevenir a cárie dentária.

Essas descobertas fizeram com que a Associação Dental Americana criasse um selo de aprovação a algumas marcas de chicletes sem açúcar, recomendando seu consumo.

FF

compartilhe

publicidade
publicidade