Cinco curiosidades terríveis sobre a cárie

Embora a doença seja relativamente comum, existem alguns fatos bem interessantes sobre ela

8 set 2020
10h00
  • separator

Quem nunca teve cárie, que atire a primeira pedra. Embora a doença seja relativamente comum, existem alguns fatos bem interessantes sobre ela. Descubra abaixo cinco curiosidades terríveis sobre a cárie.

Foto: Pexels

1. O estresse é uma das principais causas das cáries. O motivo? Ele diminui a imunidade e, por sua vez, provoca uma diminuição da produção de saliva. Tente levar uma vida mais tranquila para garantir sua saúde bucal.

Foto: Pexels

2. Entre 60% e 90% das crianças em idade escolar e quase 100% dos adultos ao redor do mundo têm cárie dentária, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde). Se você não tem cárie, sinta-se privilegiado.

Foto: Pexels

3. Pesquisadores do Museu de História Natural de Londres encontraram sinais claros de cáries em vestígios orais de indivíduos que viveram há milhares de anos antes do surgimento da agricultura. Que falta faz uma escova de dentes, não é mesmo?

Foto: Unplash

4. Cáries e doenças periodontais são as principais causas da perda de peças dentais. Cerca de 30% da população mundial com idade entre 65 e 74 não têm dentes naturais. Cuide da sua dentição!

Foto: Pexels

5. Quando a cárie dental se instala nos seus dentes e perfuram eles a ponto de deixar buracos, as chances de alguma bactéria cair na sua corrente sanguínea é grande, podendo provocar insuficiência cardíaca aguda. Mais um motivo para você ter sua saúde bucal em dia.

Fonte: FF Este conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.
publicidade