PUBLICIDADE
Logo do

Problemas Comuns

Choque no dente pode ser cárie? Mito ou verdade?

Descubra se essa dor chata é um indicativo de cárie

26 jan 2021 16h00
Publicidade
Foto: Pexels

TALVEZ
No entanto, vale ressaltar que sentir dor no dente não é normal. Se a dentina do interior do dente estiver exposta, o ato de comer pode causar sensibilidade e dor. A explicação é: acima da margem gengival, os dentes são revestidos por esmalte e, abaixo dela, são cobertos por cemento. Tanto o esmalte quanto o cemento protegem a dentina, que é um mineral dental macio, amarelo-acastanhado, cheio de túbulos que levam à polpa nervosa interna.

Quando os dentes perdem seu revestimento protetor, mudanças de temperatura na boca e alimentos e bebidas podem atravessar os túbulos e atingir os nervos dos dentes. De acordo com a MouthHealthy.org, problemas como erosão do esmalte, cárie, doença gengival, raízes dentárias expostas e fraturas dentárias expõem a dentina e provocam dor de dente.

Ao contrário do esmalte, do cemento e da dentina, os nervos dos dentes são sensíveis à estimulação. O fato de serem sensíveis é útil, porque significa que podem indicar quando há um problema com nossos dentes. Infelizmente, também significa que os nervos dos dentes irritados causam dor. Temperaturas altas e baixas e alimentos ácidos e açucarados irritam os nervos dos dentes. Por isso, procure o dentista caso sinta algum desconforto.
 

Fonte: FF Este conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.
Publicidade