Meu filho range os dentes durante a noite. E agora?

27 set 2017
11h00

O hábito de ranger os dentes durante noite, também conhecido como bruxismo, é um distúrbio que afeta muitos adultos pois está intimamente ligado com situações de stress e ansiedade. Mas, embora seja um problema típico de pessoas acima dos 20 anos, ele também pode afetar crianças.

Na Espanha, por exemplo, estima-se que entre 20% e 30% da população infantil sofra com este distúrbio, que tem como um dos principais desafios a identificação de sua origem.

Muitos psicólogos acreditam que o bruxismo seria uma resposta a problemas pessoais não resolvidos ou a incapacidade de expressar sentimentos de ansiedade, ódio e agressão. Mas há também uma variedade de questões fisiológicas que podem causar o distúrbio.

Foto: Thinkstock


Quando os pais observam que a criança está rangendo os dentes com frequência durante a noite e por um período prolongado, é preciso buscar ajuda médica para tratar o distúrbio antes que  a arcada dentária sofra as consequências.

O bruxismo infantil pode ser tratado com protetores de dentes ou placas de mordida feitos sob medida. Estas placas devem ser usadas durante a noite, que é quando a maioria das crianças range os dentes.

O tratamento também pode envolver exercícios e técnicas de relaxamento orientados por um psicólogo que ajudam a criança a lidar com o estresse, a ansiedade ou a hiperatividade.

Fonte: J.S. Conteúdo

compartilhe

publicidade
publicidade