Descubra o que é e as principais causas da má oclusão

Um nome complicado para um movimento simples: o de fechar!

7 ago 2019
10h00

Na odontologia, má oclusão trata-se de um fechamento não correto da boca, ou seja, problemas na mordida. Crianças com problemas na mordida (ou má oclusão) podem enfrentar dificuldade na hora de se alimentar, por isso conversamos com a Dra. Fernanda Youssef para saber quando agir.

Foto: Livre

 1) A partir de que idade já se pode intervir?

A partir de aproximadamente 3  anos já conseguimos intervir com as pistas diretas, que são resinas coladas aos dentes de leite para que a mudança de postura aconteça e a criança continue seu desenvolvimento com outro direcionamento muscular e ósseo.

2) Quais as principais causas desses problemas?

As má-oclusões podem estar relacionadas a padrões hereditários, mas normalmente estão associadas a mau hábitos como chupetas, mamadeiras, chupar dedo e falta de estímulo muscular dado por alimentação pobre em fibras. Esses fatores, levam a  alterações musculares de postura de língua e/ou vedamento labial, que prejudicam a fala, deglutição, respiração, alterações nas articulações e até  alteração de postura de cabeça.

________________________________________________________________________________________________________

Ao atuar precocemente, ainda na dentição decídua (de leite), é possível evitar, além das alterações oclusais, desequilíbrios mastigatórios, atrofias de arcadas, problemas nas articulações temporomandibulares, assimetrias faciais e alterações de desenvolvimento das estruturas da face e boca, já que 60% do crescimento de uma criança acontece antes dos 6 anos de idade.

Dra. Fernanda Youssef

Dentista - Ortopedia Funcional dos Maxilares - Odontologia Miofuncional

Fonte: FF Este conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.
publicidade