PUBLICIDADE
Logo do

conteúdo patrocinado

O poder do otimismo: o que um sorriso pode fazer por você

Sorrir não faz bem apenas para a saúde: o otimismo é capaz de promover mudanças na sociedade e nos dá força em momentos de incerteza

18 nov 2021 10h00
| atualizado em 24/11/2021 às 14h07
Publicidade
Foto: Pexels

O sorriso abre inúmeras portas. Além de nos tornar mais bonitos, dar risada traz uma série de benefícios para o bem-estar, como, por exemplo, ajudando a estabelecer relações sociais com mais facilidade e aliviando a tensão. Quem nunca se rendeu a um belo sorriso, não é mesmo? O fato é que sorrir sempre serviu como forma de comunicação - talvez a maneira não verbal mais rápida e eficiente de fazer contato.

O sorriso não faz bem apenas para as relações cotidianas. Quando você está preocupado, estressado ou com outro sentimento de tensão, automaticamente o cérebro começa a desenvolver as substâncias que caracterizam estes sentimentos.

Doses de adrenalina e cortisol começam a ser despejadas em suas veias, que imediatamente vão “avisar” às glândulas hormonais a emoção que elas devem sintetizar. Por outro lado, quando você sorri, este ciclo de pensamento é quebrado e em milissegundos os “hormônios de felicidade” começam a circular, mudando imediatamente o seu estado.

E antes que você comece a franzir a testa ao ler esta notícia, saiba que a ciência está do lado dos sorridentes. Pesquisadores japoneses também atestaram o poder terapêutico do sorriso em 2001. Um grupo sofrendo de alergia viu seus problemas de pele melhorarem mais rápido após assistir aos filmes de Charles Chaplin, ao contrário do que aconteceu com outro grupo, submetido a torturantes boletins de previsão do tempo. Ou seja, a sua comédia romântica não é capaz apenas de dar um quentinho no coração, ela também faz bem para sua saúde.

As vantagens de sorrir não param por aí. Especialistas afirmam que, ao sorrirmos, enviamos mensagens inconscientes de que não “somos uma ameaça", "estamos em sintonia" e "gostamos de você", sentimentos que favorecem interações pessoais e sociais. E quem entende esses benefícios consegue ter uma vida mais positiva e produtiva em comunidade.

Por falar em comunidade, o sorriso e o otimismo estão diretamente ligados e, juntos, são a base para a concretização de projetos que transformam a sociedade como um todo. O otimismo em ação – aquele que dá às pessoas coragem, esperança e confiança para perseguir seus objetivos, nos dá força em momentos de incerteza ou crise. Pequenas ações que saem do individual e passam para o coletivo, promovendo mudanças no nosso entorno e nas pessoas ao nosso redor.

Vale lembrar que construir um futuro com motivos para sorrir depende também da força do coletivo. De acreditarmos que juntos somos mais fortes e de que juntos conseguimos dar uns aos outros mais motivos para sermos felizes. Olhe ao redor, crie conexões e aposte no poder do sorriso como força para pequenas mudanças diárias. Sorrir é transformador. 

Aproveite para deixar uma mensagem de otimismo e ajudar outras crianças a sorrirem. Clique aqui. #escolhaotimismo

Fonte: Patrocinado por Colgate
Publicidade