Ex de Phil Collins fala de sua má higiene bucal. Veja riscos

Pesquisa realizada para uma série da BBC mostra que boca também apontou que uma boca mal cuidada pode prejudicar o sistema imunológico

17 nov 2020
10h00
atualizado em 22/11/2020 às 13h50
  • separator
Foto: ISTOÉ Gente

A lenda ro rock Phil Collins, de 69 anos, não pode aproveitar a tranquilidade e os benefícios de sua carreira de sucesso em paz. E é que sua vida pessoal, que tem estado um pouco atribulada com três casamentos e cinco filhos, ganhou os holofotes na última semana.

Sua terceira esposa, Orianne Cevey, de quem se separou em 2006 para se reconciliar dez anos depois e recentemente se separou novamente, revelou intimidades da vida do casal que deixariam qualquer um de boca aberta. No meio da guerra legal pela distribuição dos bens do ex-casamento, Cevey, mãe de dois filhos do cantor, descreveu Collins como um "eremita" e o acusou de abandonar hábitos saudáveis de higiene.

Em entrevista ao portal TMZ, Cevey disse que o artista se recusou a tomar banho ou escovar os dentes durante a maior parte de 2019.  A mulher, de origem tailandesa, tinha 20 anos quando conheceu Phil Collins na Suíça, onde ele se apresentou.

Entenda os riscos

Escovar os dentes é um dos hábitos de higiene mais importantes para nossa saúde, e que cada pessoa deve praticar todos os dias de maneira cuidadosa. A recomendação é sempre limpar a boca e usar fio dental pelo menos três vezes por dia, após cada refeição, uma vez que os restos de alimentos deixados na boca podem levar a várias doenças.

Pesquisa realizada para uma série da BBC mostra que boca também apontou que uma boca mal cuidada pode prejudicar o sistema imunológico. A inflamação crônica da gengiva, por exemplo, pode ainda aumentar as chances de doenças como demência e diabetes.

Para se ter uma ideia, se a higiene bucal for abandonada por uma semana, haverá uma grande acúmulo de bactérias e detritos alimentares, que fica evidente como uma camada de sujeira aderida aos dentes. As principais consequências são o mau cheiro e o mau gosto na boca, além da inflamação das gengivas, que parecem vermelhas e inchadas e sangram facilmente. Estas podem acarretar em diversos problemas de saúde, como infecções generalizadas.

A higiene dental é essencial para garantir a boa saúde da boca, mas também para evitar doenças mais graves que possam afetar o corpo em um nível geral. Se você notar que sua boca não está 100% limpa e saudável, é importante ir imediatamente ao dentista para verificar as origens do problema resolvê-lo antes que prejudique outras partes do corpo.

Fonte: FF Este conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.
publicidade