Enxague de clorexidina deve ser usada sob prescrição médica

22 ago 2017
11h00

Enxagues bucais são considerados complementos ideias para a rotina diária de higiene oral. No mercado, existem produtos adaptados para diferentes necessidades, como para combater cáries, eliminar o mau hálito, tratar a sensibilidade dental, entre outros.

Foto: Foto: Shutterstock

Um dos mais procurados por aqueles que buscam melhorar o sorriso é o enxague de clorexidina, considerado como o melhor antisséptico bucal. 

"Este é um antisséptico que tem a capacidade de entrar na membrana das bactérias através do uso tópico. Ele é indicado geralmente para o tratamento de doença periodontais e gengivite”,  explica a dentista Alma Godinez, presidente da Associação Dental Mexicana. 

No entanto, segundo a especialista, não basta chegar ao balcão de uma farmácia e pedir o produto. Por ter contraindicações, ele só deve ser usado com prescrição médica. Como uma das consequências da clorexidina é amarelar os dentes quando usada por um longo período, o dentista deverá controlar não só a concentração do produto, como também o consumo.

Se você sofre com infecções dentais e acha que é um candidato para usar o enxague, a Dra. Alma aconselha consultar um especialista para avaliar a necessidade de comprar o produto.

Fonte: FF Este conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.
publicidade