Dicas para criar o hábito correto de higienização bucal

Conversamos com uma especialista sobre o momento mais importante

1 out 2019
10h00
atualizado em 3/10/2019 às 17h00

Nosso papo desta terça-feira é com a Dra. Brigitte Kammerer e ela nos deu dicas fundamentais para o melhor remédio para uma boa saúde bucal: a prevenção com uma rotina diária de higienização.

 

Como criar a vontade de realizar a higienização bucal?

A gente já sabe que precisa passar o fio dental e escovar os dentes. Mas, as vezes dá uma preguiça... 

A motivação é o que induz a pessoa a praticar um ato, ou seja, é ter um motivo para realizar a ação. O motivo, estímulo ou incentivo é algo individual, que muda em cada pessoa. Para aqueles que ainda não encontraram o seu motivo para criar o hábito da higienização bucal, aqui vão alguns:

• Estética: a expressão “o sorriso é o cartão de visita de uma pessoa” mostra a associação entre os dentes, gengivas e a imagem do indivíduo. A força máxima da nossa expressão de alegria encanta as pessoas e merece nosso cuidado para continuar bonita.

• Saúde: a correta higienização (além de resultar na própria saúde bucal) previne outras doenças sistêmicas. Já se sabe que infecções bucais aumentam o risco de doenças do coração, infecções pulmonares, parto prematuro e prejudicam o controle do diabetes tipo II.

• Perda do dente: a falta de higienização leva às duas principais doenças bucais que causam perda dentária, a cárie e a doença da gengiva. Além de haver comprometimento estético, a perda do dente leva a menor eficácia de mastigação, movimentação dos outros dentes, deixando-os “tortos” e até à dores musculares e articulares.

• Mau hálito: as infecções bucais geram mau hálito. Ele pode ser uma grande barreira nas interações sociais. 

Foto: Jenny Friedrichs por Pixabay

O fio dental é o que tem menos adesão pela maioria das pessoas. Por que ele é tão importante?

Só o fio dental tem a capacidade de limpar as superfícies onde os dentes se encostam e também só ele consegue entrar de forma eficiente no sulco que existe entre dente e gengiva. Quando não usamos o fio dental, deixamos de limpar 40% da superfície dos dentes. Consequentemente, aumenta a chance de cárie nessa região e de gengivite. 

Como posso finalmente criar o habito de higienizar os dentes e gengiva de forma regular e completa?

Com o passar do tempo, criamos hábitos que realizamos de forma inconsciente e automatizada. Para mudar um hábito, como o da higienização bucal, precisamos observar o que acontece quando vamos iniciar o hábito. 

Onde fazemos a higienização bucal é importantíssimo. Para prestar atenção e até enxergar o que estamos fazendo, precisamos estar posicionados em frente a um espelho, próximo a ele e com boa iluminação. Nos concentrar nos movimentos que fazemos com a escova e com o fio dental possibilita exercer a técnica correta. Seguir uma ordem também permite despender o mesmo tempo em cada região, impedindo de limpar a mais uma e pouco outra. Distrações como televisão e celular prejudicam a eficácia da nossa limpeza.

O horário que reservamos, influencia a implementação da nova rotina. A higienização noturna, por exemplo, pode ser realizada após a última refeição e não só antes de deitar para dormir. Assim, estamos mais dispostos e com menos sono.

Observar como nos sentimos durante e após a higienização nos dá estimulo para continuar o processo. Geralmente ficamos satisfeitos e contentes de ter a sensação da boca limpa e do cuidado que tivemos com nós mesmo.
___________________________________________________________________________________________________________

“Sinto que é um verdadeiro privilégio cuidar das pessoas, tornando possível que elas sorriram com prazer. O conhecimento científico e a tecnologia embasam os tratamentos que realizo, sempre respeitando a individualidade de cada um. Assim, consigo chegar no meu principal objetivo: a grande satisfação do paciente”

Brigitte Kammerer graduou-se na USP, é especialista em Periodontia e técnica em Prótese Dentária. Possui cursos de pós-graduação em Estética, Implantes Dentários, Prótese e Harmonização do Sorriso.

Lis Odonto
(011) 99247-0060
www.lisodonto.com.br
Av. Brig. Faria Lima, 1478 cj 815
Jd. Paulistano, São Paulo - SP


 

Fonte: FF Este conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.
publicidade