PUBLICIDADE
Logo do

Higiene Bucal Básica

Cúrcuma para o dente? Saiba o que dentistas acham da prática

Caso deseje acrescentar esses ingredientes à sua saúde bucal, opte por cremes dentais que contenham esses ativos em sua composição

3 ago 2021 10h00
Publicidade
Foto: Pexels

Muita gente se lembra de quando a apresentadora Bela Gil revelou que escovava os dentes com cúrcuma, uma planta usada em temperos com forte coloração amarela e um dos ingredientes do curry. O post no seu Facebook, publicado em 2015 e que dizia que a especiaria era uma alternativa para evitar “os males do flúor”, gerou muita polêmica.

Fato é que o tema ainda rende dúvidas entre as pessoas. Afinal de contas, a cúrcuma é benéfica para a saúde bucal? A resposta depende. O Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (Crosp) se posicionou a respeito dizendo que não há evidência científica de que o uso de cúrcuma pura seja eficaz para evitar cáries e doenças na gengiva.

A entidade alerta, ainda, para os riscos do uso de receitas caseiras para os dentes, como bicarbonato de sódio e juá. Além disso, o flúor é o maior avanço da odontologia em relação à prevenção da cárie dentária no mundo, inclusive no Brasil. Justamente por isso, até nossa rede de abastecimento acrescenta flúor na rede de água para ajudar no combate à cárie.

Caso deseje acrescentar esses ingredientes à sua saúde bucal, opte por cremes dentais que contenham esses ativos em sua composição e são testados para esses fins e liberados para o uso pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). E, em hipótese alguma, faça a higiene bucal com itens caseiros.

Dez motivos escovar dente com pasta

1. A composição do creme dental contém 50% de agente abrasivo, que removem películas mais aderidas e fazem o polimento da superfície para evitar a adesão do biofilme.

2. Contém detergente para quebrar a gordura dos restos de comida em cadeias menores para serem removidas.

3. Contém flúor, que remineraliza os dentes, tornando-os mais fortes e prevenindo as cáries.

4. Tem agentes “espessantes”, que fazem espuma e dão corpo à pasta para mantê-la agindo por mais tempo nos dentes.

5. Tem sabor agradável, o que aumenta a adesão da população a esse item indispensável para a saúde bucal.

6. Contém agentes que previnem placas e tártaro.

7. Contém flúor que previne cárie em crianças e adolescentes.

8. A tendência depois dos 30 é ter mais doença periodontal que cárie, e a pasta de dente é formulada para a saúde bucal em geral.

9. Sua eficácia é comprovada cientificamente.

10. Existem no mercado cremes dentais para problemas específicos que devem ser recomendados por cirurgiões-dentistas.

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Equipe portal
Publicidade