Cuidar da gengiva é muito mais importante do que você pensa

12 set 2017
11h00

Desde que nascemos, somos bombardeados com informações sobre a importância de cuidar dos dentes para deixá-los sempre brancos. Mas, no meio de tantas informações, acabamos esquecendo de outra parte da boca que também influencia na saúde não só da boca, como de todo corpo: a gengiva.

É ela que protege a base dos dentes os mantem fixos aos ossos. O descuido com essa região da boca pode levar à inflamação das gengivas (periodontite), que se não tratada tende a provocar a caída de dentes, e a contribuir para o desenvolvimento de complicações mais sérias.

Foto: Shutterstock.com

De acordo com a Academia Americana de Periodontologia (American Academy of Periodontology), “vários estudos têm demonstrado que a doença periodontal aumenta o risco de doenças cardíacas e pode agravar condições pré-existentes nessa área."

Além disso, de acordo com uma pesquisa publicada em 2016 no Journal of the American Medical Association, a presença de bactérias associadas com a periodontite na boca de uma persona aumentou em 59% a chance de ela sofrer de câncer de pâncreas.

Felizmente, existem muitas coisas que você pode fazer para manter a gengiva saudável e preservar o sorriso. Cuidar todos os dias da higiene bucal, escovando os dentes de forma correta e usando fio dental, além de consultar um dentista para revisões com frequência são os principais cuidados para garantir a saúde da cavidade oral.

Fonte: FF

compartilhe

publicidade
publicidade