Cinco dicas para escolher a escova de dente

Separamos cinco dicas para você não errar na escolha do utensílio mais adequado à sua faixa etária

7 out 2020
10h00
  • separator
Foto: Pexels

Escolher a escova de dentes não é uma tarefa fácil. São inúmeros os modelos disponíveis no mercado, destinados a diferentes tipos de dentição e fases da vida. Pensando nisso, separamos cinco dicas para você não errar na escolha do utensílio mais adequado à sua faixa etária. Confira:

1- Entre 3 meses e 1 ano de idade - Escova-Mordedor
Como diz o ditado: é cedo que se aprende. Nessa fase da vida, opte por uma escova-mordedor, que deve ser usada a partir do momento em que os bebês tenham coordenação motora suficiente para segurar objetos. Uma pequena escova de borracha também pode ser usada nessa idade.

2- A partir da erupção dental até 6 anos de idade - Escova Infantil
As escovas infantis são indicadas logo após a erupção dos primeiros dentes decíduos (entre 5 e 9 meses de vida) até o início da erupção dos dentes permanentes (entre 5 ou 6 anos de idade. Elas devem ter uma cabeça pequena e anatômica; cerdas arredondadas, polidas e ultramacias; e um cabo com textura macia, que se adapte facilmente às mãos.

3- Entre 7 e 14 anos de idade – Escova Juvenil
Para essa faixa etária, a escova deve ter uma cabeça pequena, porém, com um formato mais oval para proteger ainda mais as gengivas e bochechas durante a escovação, pois as gengivas nesta faixa etária são um pouco mais resistentes.

4- A partir dos 15 anos de idade - Escova Adulto
As escovas para adultos podem ter dois diferentes tamanhos de cabeça de acordo com o tamanho dos arcos dentais. Uma escova com tamanho de cabeça pequena e outra com a cabeça super pequena. Escovas com cabeças grandes e até mesmo médias não devem ser indicadas, pois tornam o ato da escovação desconfortável e praticamente impossível em áreas de difícil acesso.

 5- Higiene em todas as faixas etárias
Independentemente da idade, é fundamental higienizar as escovas de dente com água corrente e secá-las. No banheiro, escolha lugares fechados, como gavetas e armários, e utilize capinhas próprias para escovas de dentes para armazená-las.  

Fonte: FF Este conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.
publicidade