As recomendações para uma infância sem cáries

25 out 2017
11h00
atualizado em 1/11/2017 às 12h53

O cuidado e o amor que as crianças recebem nos primeiros anos de vida são fundamentais para garantir seu completo desenvolvimento. Segundo a UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância), "esta etapa significa muito mais do que o tempo entre o nascimento e a idade adulta. Refere-se ao estado e condição da vida de uma criança, à qualidade desses anos".

E a qualidade de vida das crianças depende em grande medida de sua saúde bucal, mas muitos pais não sabem disso. Na infância, uma das doenças infecciosas crônicas mais comuns é a cárie, que atualmente atinge entre 60% e 90% das crianças em idade escolar, adverte a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Foto: Thinkstock

Para garantir que os pequenos receberão todo o cuidado e amor que precisam durante seu desenvolvimento, lhes brindamos com cinco dicas que ajudam a manter a saúde bucal impecável.


1. Mantenha uma dieta saudável com produtos lácteos, frutas e vegetais. Não abuse de doces ou produtos industrializados, que são a principal causa das doenças bucais.

2. Não deixe o bebê dormir com a mamadeira, pois este hábito o deixa mais propenso a desenvolver cáries

3. Inclua uma rotina de higiene bucal completa no dia-a-dia da criança, e lhes ensine desde cedo como escovar os dentes

4. Leve as crianças ao dentista regularmente para um check-up. Desta forma, a posição dos dentes e a queda das peças dentárias serão monitoradas, e a possível aparição de cáries em crianças será controlada.

5. Evite que a criança coma depois de escovar os dentes. Qualquer comida açucarada ou bebida ingerida depois de escovar os dentes anulará a tarefa. Somente o consumo de água está liberado.

Fonte: FF Este conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.
publicidade