6 curiosas funções da saliva que você não conhecia

8 dez 2017
08h00
atualizado às 11h07

Um líquido que tem a capacidade de combater as bactérias, que ajuda a digerir os alimentos, contribui para a fala e protege a boca de uma infinita quantidade de inimigos. Parece incrível, não é mesmo? O mais surpreendente é que nós o produzimos em grandes quantidades  todos os dias sem perceber.

Foto: Shutterstock.com

Esta é a saliva, um fluido incolor, inodoro e ligeiramente espumoso que é composto basicamente por água e glicoproteínas, e que e cumpre muitas funções dentro da cavidade oral, que vão além de umedecer a boca. A seguir lhes contamos seis funções da saliva que com certeza lhe surpreenderão:

Evitar feridas na boca: a saliva funciona como uma camada protetora na boca e faz as estruturas se moverem suavemente, sem atrito, e permitindo a articulação de sons que compõem a fala.

Digestão: quando misturada com alimentos, a saliva os transforma em bolo alimentar. Esta mistura facilita que os alimentos sejam engolidos e digeridos.

Limpeza bucal: além da escova de dentes e do fio-dental, a saliva também ajuda a limpar a boca, pois contribui para remover restos de comida que ficam presos entre os dentes.

Remineralização dental: Devido a sua composição, a saturação com íons de cálcio e fosfato da saliva ajuda a remineralização dos dentes.

Manutenção do pH neutro: os componentes da saliva atuam como antiácidos e reduzem a acumulação de placa bacteriana nos dentes.

Sensação de sabor: a interação dos alimentos com a saliva faz com que percebamos de forma mais completa os sabores e texturas.

Fonte: FF Este conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.

compartilhe

publicidade
publicidade