Tosse pode causar mau hálito
Quando a temperatura dos termômetros cai, as alergias atacam como nunca. O nariz começa a escorrer, a febre aparece, além de espirros e tosses. Ocorre que, junto com todos esses sintomas, outro inconveniente é a halitose. O vilão, no caso, é o muco, produzido quando as vias respiratórias são afetadas. “Esse excesso de muco, em geral, acontece por razões alérgicas muitas vezes, difícil de ser controlado de forma mais definitiva”, diz Ruy de Oliveira, diretor do CETH (Centro de Excelência no tratamento da Halitose).
O muco desce do nariz pela parte de trás da cavidade para a boca. O paciente não sente esse movimento, mas reconhece como se engolisse uma saliva bem grossa. “É esse muco que se junta à saburra lingual, uma placa esbranquiçada que contém bactérias que produzem mau cheiro”, afirma Oliveira.
As crianças também sofrem com o problema. Agora no inverno, as variações de temperatura provocam desconfortos nas vias aéreas. Da mesma forma, com o muco, vem a tosse e a halitose.
Cuidados para diminuir o desconforto
- Ingira bastante líquido
- Use umidificadores em ambientes muito fechados
- Faça uma correta higienização bucal – use um limpador lingual específico para eliminar a saburra e evitar a adesão do muco
- Utilize um produto para enxague e gargarejo que tenha ação bactericida. Esse produto não deve conter álcool, de preferência com ph neutro e que não irrite a mucosa bucal