Pacientes bariátricos precisam redobrar cuidados bucais

4 set 2017
08h00

A cirurgia bariátrica é a solução para muitos casos de obesidade e o Brasil é o segundo pais do mundo em números de procedimentos, de acordo com a SBCBM (Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica). Contudo, além dos cuidados clínicos que pacientes precisam tomar após a operação, também é necessário ficar atento à saúde bucal.

A redução da ingestão de alimentos e, como consequência, a diminuição de absorção de vitaminas pelo organismo, causa o enfraquecimento nos dentes e muda a acidez da região estomacal, provocando secura na boca. Por conta disso, pacientes precisam redobrar o cuidado com a mastigação e higienização dos dentes.

Foto: Foto: Shutterstock

"O aparecimento de cáries em adultos não é comum, mas pacientes bariátricos registram números alarmantes do problema após a cirurgia. Muitas vezes eles chegam ao consultório com mais de cinco cáries de uma vez e não sabem como isso aconteceu", alerta o dentista Sidnei Goldmann, membro da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética e da Academia Americana de Osseointegração.

Fonte: FF Este conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.

compartilhe

publicidade
publicidade