O esmalte dental é mais duro que o osso? Veja 4 curiosidades

22 nov 2017
11h17
atualizado em 23/11/2017 às 10h43
 

Olhamos para nossa boca todos os dias, principalmente quando vamos para a frente do espelho escovar os dentes. Ainda que estejamos acostumados com as peculiaridades da cavidade oral, há muita coisa sobre ela que não sabemos.

Foto: Thinkstock

A seguir, lhes contamos quatro coisas sobre a boca que lhe surpreenderão:

1: Não é incomum que os arqueólogos encontrem fragmentos de dentes de pessoas cujos esqueletos já desapareceram há muitos anos. Isso acontece porque o esmalte do dente é mais forte e dura mais do que o osso.

2: Embora pareça muito escovar os dentes pelo menos duas vezes por dia, na realidade não é tanto assim. Aproximadamente, ao longo da nossa vida inteira, nós gastamos apenas cerca de 40 dias cuidado da higiene bucal.

3: Existem 300 famílias diferentes de bactérias que vivem nas superfícies dos dentes. Essas bactérias vivem do açúcar dos alimentos que comemos e são responsáveis pela placa bacteriana que causa doenças periodontais.

4: A quantidade de saliva que uma pessoa produz em média para proteger e limpar a boca é quase que inacreditável; são em torno de 378,5 litros durante toda a vida.  A saliva possui diversas funções que ajudam a manter a saúde bucal em ordem, como lubrificação e ação anti-bacteriana. 

Fonte: FF Este conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.

compartilhe

publicidade
publicidade