PUBLICIDADE

Idoso volta a enxergar após implante de dente no olho

Chamado osteo-odonto queratopróteses, o procedimento é realizado em quatro etapas e dura pelo menos três meses

24 abr 2017 - 08h00
(atualizado em 27/4/2017 às 10h31)
Compartilhar

Uma cirurgia incomum, realizada em um centro médico de Sydney, na Austrália, virou notícia após garantir que um idoso voltasse a enxergar. 

Reprodução 60 minutes/NINE
Reprodução 60 minutes/NINE
Foto: John Ings/Reprodução

Em entrevista ao jornal Goulburn Post, John Ings, de 72 anos, contou que contraiu herpes há 16 anos e, desde então, foi perdendo a visão gradativamente. De acordo com ele, o vírus danificou a córnea de seus olhos ao longo de de todos esses anos, até que ficasse cego. 

Extremamente incomodado com a perda de sua acuidade visual, John decidiu arriscar-se em um procedimento inusitado. Antes dele, esse tipo de tratamento havia sido realizado em apenas um outro paciente, que também obteve sucesso.

Chamada osteo-odonto queratopróteses, o tratamento é realizado em quatro etapas. A primeira fase é a extração de um dos dentes do paciente. Em seguida, é feita uma perfuração no meio do dente, onde são inseridas as lentes.

Então, o dente é costurado dentro da bochecha do paciente, onde ficará alojado por algumas semanas. Considerando o dente como um ‘corpo estranho’, o organismo reage criando uma rede de vascularização capaz de fazer com que ele se nutra naturalmente. Nesse processo, também são desenvolvidos alguns tecidos importantes.

Por fim, o dente é removido e, após três meses, foi implantado no lugar da córnea de Ings. Depois de recuperado, o idoso comemorou o sucesso da cirurgia e mostrou-se feliz por voltar a enxergar. Otimistas, os médicos acreditam que mais pessoas possam ser beneficiadas pelo tratamento no futuro.

Fonte: FF Este conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade