PUBLICIDADE

Sai, sujeira: saiba como manter a higiene sem gastar água

Xampu a seco, lenços umedecidos e álcool em gel ajudam a manter a higiene pessoal

6 fev 2015 - 12h23
(atualizado às 17h10)
Compartilhar
Exibir comentários

Em tempos de falta de água, como fica a higiene pessoal? Os resultados vão ser cabelos oleosos, pele suja, mau odor? “Higiene completa é com água e sabão mesmo. Mas temos bons substitutos que podem ser utilizados sem grandes prejuízos em tempos de escassez de água”, disse a dermatologista Carla Albuquerque. Portanto, nada de se descuidar. “A falta de higiene adequada pode facilitar infecções de pele como foliculites e micoses”, alertou a dermatologista Ana Paula Pierro, da Beneficência Portuguesa de São Paulo. Sendo assim, vamos às dicas das especialistas:

Foto: Reprodução

Álcool em gel

Tanto o sabonete comum quanto o álcool em gel são eficazes para a limpeza das mãos, disse a médica Carla. Portanto, é uma alternativa viável. “A concentração do álcool deve ser de 70% para matar bactérias e vírus. Se a concentração for mais alta, o álcool perde sua função microbicida, pois ocorrerá apenas a desidratação da célula sem a destruição do microrganismo”, explicou Carla. No entanto, se houver sujeira aparente, é necessário apostar em água e sabão.

Lenços umedecidos

Lenços umedecidos também são uma possibilidade para a higiene pessoal. “Para sujeiras ‘pequenas’ e remoção de maquiagem. Portanto, face e eventualmente mãos, pés etc.”, comentou a dermatologista Carla. 

Cabelos limpos

É possível lavar os cabelos com menos frequência do que se está acostumado, como em dias alternados ou a cada dois dias, segundo a dermatologista Ana Paula. “Mas quem tem o cabelo muito oleoso ou com dermatite seborreica (caspa) não consegue ficar muitos dias sem lavá-los. Pode usar xampu a seco e deve evitar passar a mão nos fios para diminuir a oleosidade”, recomendou. “Para reduzir o problema da oleosidade, evite xampus e cremes pesados, principalmente na raiz”, ensinou a dermatologista Carla.

Talco

Sabe aquele truque de jogar talco na raiz para disfarçar a oleosidade? Pois ele realmente funciona, segundo a dermatologista Karla. “O produto diminuiu a oleosidade do couro cabeludo”, afirmou. Portanto, a receitinha da vovó pode ajudar nos tempos modernos sem água.

Tchau, água quente!

 A água muito quente estimula a produção de glândulas sebáceas, o que contribuiu para o aumento da seborreia (caspa), além de causar queda. “As altas temperaturas também diminuem a oleosidade natural, o que deixa o cabelo mais seco e opaco”, disse a dermatologista Karla Assed. Portanto, para manter os fios mais saudáveis e com brilho por mais tempo, nada como água fria, segundo a médica;

Sinal verde para o xampu a seco

Xampu a seco é uma boa pedida para driblar a oleosidade dos cabelos. Pode ser usado em dias alternados, ou seja, até três a quatro vezes por semana. “Mas vale lembrar que ele é só um ‘truque’ e de forma alguma substitui as lavagens. Tem substâncias que camuflam e absorvem a oleosidade (amido de alumínio octenilsuccinato), mas não limpa de fato como uma lavagem”, alertou Carla.

Sinal vermelho para o condicionador a seco

Se está sem água, nem pense na ideia de usar condicionador a seco. “É um creme hidratante e, se não for retirado do couro cabeludo, a oleosidade aumenta pela hiperprodução da glândula sebácea”, explicou Karla.

Adstringente

Loções adstringentes podem substituir água e sabonete para lavar o rosto. “A loção adstringente é uma forma supersaudável de limpar. O importante é adquirir o tipo de loção ideal para a sua pele”, explicou Karla.

Fonte: Ponto a Ponto Ideias Ponto a Ponto Ideias
Compartilhar
Publicidade
Publicidade