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Potencialize sua corrida: suplementos indispensáveis

Médico especializado em saúde integrativa destaca os benefícios da suplementação para otimizar o desempenho dos corredores

29 mai 2024 - 11h33
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À medida que as provas de corrida se aproximam, é comum que as pessoas comecem a buscar estratégias eficazes de preparação - e isso também inclui os atletas de maratona, que já costumam ter níveis altos de desempenho.

Veja quais são os suplementos mais indicados para atletas de maratona
Veja quais são os suplementos mais indicados para atletas de maratona
Foto: rawpixel.com/Freepik / Boa Forma

Porém, enquanto muitos se concentram apenas na alimentação e nos treinos, o médico especializado em saúde integrativa Christian Aguiar ressalta a importância da suplementação para maximizar a capacidade e recuperação dos atletas.

Com uma variedade de opções disponíveis, desde carboidratos até melatonina, os suplementos podem ser a chave para enfrentar os desafios da corrida de resistência. "Além da alimentação, a suplementação pode ter um papel importante na maximização do desempenho atlético e na prevenção de lesões", afirma o profissional.

Suplementos para atletas de maratona

Aguiar indicou algumas opções de suplementos recomendados para corredores em preparação para uma maratona. São eles:

Carboidratos

"Durante os treinos intensos, suplementos como géis de carboidratos ou bebidas esportivas podem fornecer energia rápida e sustentada para melhorar a resistência", afirma o médico.

Proteína

"Para recuperação muscular e reparação, suplementos de proteína em pó, como whey protein, são indicados para apoiar a regeneração muscular após os treinos", explica o médico.

Eletrólitos

A reposição de eletrólitos é essencial para prevenir a desidratação e cãibras musculares durante a corrida. Suplementos ou bebidas com sódio, potássio e outros eletrólitos podem ser úteis", orienta.

Creatina

"Este suplemento pode ajudar na produção de energia durante atividades intensas, melhorando o desempenho e a recuperação", sugere o especialista em suplementação.

Beta-alanina

"Conhecida por reduzir a fadiga muscular, a beta-alanina pode prolongar o tempo até a exaustão, beneficiando os corredores durante a maratona. É importante ter em mente que a beta-alanina deve ser suplementada regularmente por no mínimo 30 dias antes da competição, para atingir seu efeito máximo", explica Aguiar.

Melatonina

A melatonina é um hormônio produzido naturalmente pelo corpo para regular o ciclo sono-vigília. Embora não seja tradicionalmente considerada um suplemento para corredores de maratona, pode desempenhar um papel importante na recuperação e no desempenho atlético, especialmente se a qualidade do sono estiver comprometida devido ao treinamento intenso ou ao estresse da competição.

Colágeno hidrolisado

O colágeno hidrolisado atua positivamente na proteção das articulações, no fortalecimento de tendões e ligamentos.

Cuidados no uso de suplementação

De acordo com o especialista, corredores de maratona muitas vezes enfrentam desafios para manter um padrão de sono consistente devido ao volume de treinamento, horários de treinos variáveis e nervosismo pré-competição. Nesses casos, Aguiar recomenda a melatonina, que pode ser utilizada para ajudar a regular o ciclo sono-vigília e melhorar a qualidade do sono.

No entanto, é importante usar esse suplemento com cuidado e sob a orientação de um profissional de saúde, pois a dosagem e o momento da ingestão podem variar de acordo com as necessidades individuais. Além disso, a melatonina pode causar sonolência, então é melhor experimentar sua resposta a ela durante os treinos e não antes de uma corrida importante.

"Em resumo, embora a melatonina não seja um suplemento tradicionalmente associado ao treinamento de maratona, pode desempenhar um papel importante na gestão do sono, o que por sua vez pode afetar a recuperação e o desempenho atlético", ele ressalta.

Sendo assim, o mais indicado não só para a melatonina, mas todos os tipos de suplementação, é consultar um profissional antes de iniciar o uso, para receber orientações quanto a dosagem necessária e forma de consumo.

Boa Forma
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