PUBLICIDADE

Plataforma inicia venda de remédios com receita digital

Healthtech investe em tecnologia para conectar médicos, pacientes e varejo farmacêutico.

23 abr 2022 03h00
ver comentários
Publicidade
Foto: Adobe Stock

A Memed lançou a primeira plataforma no mundo que permite a compra online de medicamentos diretamente pela receita digital, com apenas alguns cliques. A ferramenta faz parte de um produto recém-criado pela healthtech, que já conta com a opção de agendamento de exames online. 

“A Memed sempre teve o compromisso de oferecer soluções para os principais desafios da classe médica e dos seus parceiros. Acreditamos que a criação destas novas plataformas abertas amplia e facilita a jornada de saúde, auxiliando os médicos e nossos parceiros no cuidado integral e coordenado de seus pacientes, além de gerar mais valor para todo o ecossistema de saúde”, explica Joel Rennó Jr., CEO da Memed.

A healthtech já conta, nessa fase inicial da plataforma de medicamentos, com a parceria de players do varejo brasileiro, entre eles as Drogarias Pacheco e Drogaria São Paulo, além de praticamente todas as principais farmácias digitais, incluindo a Qualidoc e a Far.me.

“Imagine receber uma receita digital medicamentosa do seu médico, abrir na tela do seu celular, clicar em um link que lhe redireciona para uma plataforma aberta independente contendo todo o sortimento das melhores farmácias do Brasil e, com apenas 2-3 toques, escolher e comprar o seu medicamento e recebê-lo em casa 30 minutos depois? É isso o que criamos agora em benefício dos médicos, dos nossos parceiros, dos pacientes e ainda do varejo farmacêutico. No caso da plataforma de agendamento de exames, que já foi lançada, a lógica é exatamente a mesma”, explica Joel Rennó Jr.

Com o lançamento da plataforma de medicamentos, a expectativa é que a healthtech se posicione cada vez mais como uma grande aliada do varejo farmacêutico no Brasil, um mercado que movimenta mais de R$ 130 milhões ao ano, de acordo com pesquisa da IQVI.

Outro benefício da plataforma é uma solução para um desafio antigo do setor de saúde no Brasil: o controle sanitário. Isso porque, após a venda, a farmácia precisa dar a baixa do medicamento no dispensador (tecnologia proprietária Memed) que ajuda no controle e invalida automaticamente uma prescrição já utilizada para futuras compras. O processo evita fraudes e abuso do uso de receitas médicas, um problema comum, principalmente no caso de remédios controlados.

“A parceria com a Memed faz todo o sentido para a Far.me, que já nasceu digital e entende que a tecnologia é uma aliada essencial para que as pessoas tenham mais acesso à saúde. Como parte do ecossistema Viveo, que tem o propósito de cuidar de cada vida, acreditamos que a possibilidade de compra de medicamentos diretamente pela prescrição digital melhora a experiência do paciente e facilita a sua jornada, beneficiando diretamente todo o sistema da saúde", comenta Samilla Dornellas, co-fundadora e CEO da Far.me.

A nova solução nasce conectada ao software da Memed gerador de receitas digitais. Desta forma, proporciona uma experiência integrada a partir da prescrição médica digital, na qual o paciente ao clicar em um botão terá à disposição uma lista de farmácias parceiras próximo de sua localização com opções de filtros por drogaria de preferência, preços, prazos de entregas e todos os demais detalhes dos medicamentos conforme foram prescritos pelo seu médico. 

(*) HOMEWORK inspira profissionais e empreendedores a trabalhar de um jeito mais inteligente, saudável, transformador. Nosso conteúdo impacta mais de 1 milhão de usuários únicos, todo mês. É publicado no Terra e compartilhado via redes sociais, WhatsApp e newsletter. Entre pra comunidade HOMEWORK! 

Homework Homework
Publicidade
Publicidade