Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Piores efeitos colaterais da dieta cetogênica

31 jul 2018 - 07h11
Compartilhar
Exibir comentários

Parece que todo mundo está elogiando a dieta ceto nos dias de hoje. Mas se você está considerando essa dieta, provavelmente vai querer saber sobre os efeitos colaterais antes de decidir se é certo para você. A dieta cetônica exige aderir a uma dieta extremamente baixa em carboidratos e rica em gorduras, a fim de colocar seu corpo em um estado metabólico chamado cetose. Isso torna seu corpo mais eficiente na queima de gordura. A dieta cetogênica pode definitivamente resultar em uma queda na libido ao iniciar a dieta, como o dietista estará experimentando sintomas de abstinência de carboidratos e, potencialmente, a â??gripeâ? ceto. Uma vez que a abstinência e os sintomas semelhantes aos da gripe tenham passado, e a pessoa que faz dieta tenha se adaptado ao estilo de vida com pouco carboidrato, a libido provavelmente será redefinida e potencialmente melhor do que a anterior, como resultado da perda de peso da dieta. Para a maioria das pessoas, a gripe ceto dura apenas uma semana.

A maioria das pessoas já sabe sobre a gripe ceto, o que pode acontecer quando você inicia a dieta. � um resultado do corpo se adaptar ao estado low-carb. Diminuir a ingestão de carboidratos força o corpo a queimar corpos cetônicos em vez de glicose. Uma vez que o corpo está em cetose - queima de gordura em vez de glicose - a dieta ceto está funcionando. Mas você pode não se sentir tão bem a princípio, daí o termo gripe ceto. Os sintomas da gripe ceto podem incluir desde dor de cabeça, fraqueza e irritabilidade até constipação, náusea e vômito. No processo de decomposição da gordura, o corpo produz cetonas, que são então removidas pelo corpo através de micções frequentes e aumentadas. Com esta micção freqüente, há também a perda inevitável de eletrólitos, o que pode exacerbar esses sintomas. Além disso, como os carboidratos são uma fonte de energia e estimulação, a remoção dessa fonte de energia resultará em aumento do desejo por açúcar, nebulosidade cerebral e dificuldade de concentração, assim como a maioria dos outros sintomas de abstinência.

Como o corpo pode estar com poucos eletrólitos e fluidos em cima do aumento da micção, isso pode levar à perda de eletrólitos como sódio, magnésio e potássio. Isso pode tornar as pessoas propensas a lesões renais agudas. Se tentar fazer essa dieta acarretar em um efeito iô-iô, ou seja, começa e para uma dieta logo em seguida, isso tem impactos relacionados a flutuações de peso e aumento do risco de mortalidade. Outros efeitos colaterais podem incluir mau hálito, fadiga, constipação, ciclos menstruais irregulares, diminuição da densidade óssea e problemas de sono. Há um receio entre os especialistas em saúde de que esse alto consumo de gorduras insalubres teria um efeito negativo em longo prazo. A dieta cetogênica também é extremamente pobre em certas frutas, vegetais, grãos e leguminosas que geralmente são considerados saudáveis. Sem esses alimentos, as pessoas na dieta podem perder fibras, certas vitaminas, minerais e fitoquímicos que só vêm nesses alimentos. Isso tem impactos significativos na saúde humana em longo prazo, como perda óssea e aumento do risco de doenças crônicas.

Centenas de estudos sugerem que dietas ricas em alimentos vegetais integrais estão associadas a níveis significativamente mais baixos de doenças como osteoporose, doença de Alzheimer, doenças cardíacas, câncer e diabetes tipo 2. Nem todos os pacientes são candidatos adequados para a dieta ceto, especialmente aqueles com condições crônicas, como hipertensão arterial, diabetes ou outras condições que podem ser o resultado de uma dieta anterior. Os pacientes precisam ser avaliados e monitorados por um médico e nutricionista quando iniciam uma dieta ceto devido ao nível de restrição alimentar. Eles podem precisar começar a suplementação de eletrólitos ou alterar qualquer dose diária de medicação que tomem. Conversar com seu médico antes de começar é uma idéia inteligente. A dieta cetônica pode ser usada para perda de gordura em curto prazo, desde que o paciente seja medicamente supervisionado. Mas não é uma solução permanente de perda ou manutenção de peso.

 

Referência

 

https://www.healthline.com/health-news/worst-side-effects-of-the-keto-diet?slot_pos=article_4&utm_source=Sailthru%20Email&utm_medium=Email&utm_campaign=daily&utm_content=2018-07-18

 

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade