PUBLICIDADE

Pilates para idosos: 3 benefícios da prática na terceira idade

Professora explica como a modalidade pode favorecer a postura, resistência, musculatura e outros fatores na saúde dos idosos

22 fev 2024 - 14h09
(atualizado às 16h29)
Compartilhar
Exibir comentários

À medida que envelhecemos, nosso corpo passa por mudanças naturais, mas que muitas vezes podem ser desafiadoras. Com isso, para muitos idosos, questões como perda de massa muscular, mobilidade reduzida e o risco de quedas acabam se tornando preocupações cotidianas. E é aí que o pilates entra.

Professora explica como o pilates pode ser bom para a saúde dos idosos
Professora explica como o pilates pode ser bom para a saúde dos idosos
Foto: Freepik/Divulgação / Boa Forma

De acordo com Josi Araujo, fisioterapeuta e professora da Pure Pilates, o método promove uma melhoria significativa na qualidade de vida durante o envelhecimento. "Com o passar do tempo, nossas articulações tendem a perder mobilidade e nossa postura pode ser afetada. O Pilates aborda essas questões fortalecendo a musculatura, melhorando a resistência e equilíbrio, diminuindo as quedas e auxiliando na manutenção da pressão arterial."

Além disso, a especialista explica que o pilates contribui para a reeducação postural, promovendo uma melhor saúde cardiorrespiratória e mobilidade articular. Isso resulta em uma notável melhora nas Atividades da Vida Diária (AVD), permitindo que os idosos se tornem mais independentes em suas ações cotidianas.

Benefícios do pilates para idosos

Mobilidade e flexibilidade

A falta de mobilidade articular pode limitar a independência dos idosos. "O pilates enfatiza movimentos controlados e alongamentos suaves, o que aumenta a amplitude de movimento das articulações. Com o tempo, suas articulações se tornam mais flexíveis e seus músculos menos tensos, aliviando a rigidez e melhorando o conforto nas atividades diárias", alega a professora.

Prevenção de quedas

O pilates é uma ferramenta eficaz na prevenção de quedas em idosos, já que promove a melhora do equilíbrio, da coordenação motora e desenvolve a estabilidade. "Os exercícios que trabalham a consciência corporal são essenciais para ajudar na correção da postura. Isso ajuda os idosos a entenderem melhor como seu corpo se move e a fazer ajustes para evitar movimentos prejudiciais que possam levar a quedas", declara a fisioterapeuta.

Melhora da postura

A postura é crucial para a saúde da coluna vertebral. O método enfatiza o fortalecimento dos músculos do core, alinhamento adequado e consciência corporal, contribuindo para manter uma postura saudável. Isso fortalece os músculos que suportam a coluna vertebral e ajuda a alinhar a coluna de maneira adequada, segundo a especialista.

4 exercícios para fazer em casa e aumentar a massa muscular 4 exercícios para fazer em casa e aumentar a massa muscular

Cuidados necessários para a prática na terceira idade

Além disso, é importante enfatizar que a segurança é primordial ao praticar o pilates na terceira idade. Antes de iniciar, Josi ressalta que é fundamental realizar uma avaliação completa para identificar possíveis condições médicas não diagnosticadas. A hidratação também é essencial para um desempenho adequado durante as sessões. Os idosos devem respeitar seus próprios limites físicos e interromper qualquer exercício que cause dor ou desconforto, comunicando isso ao instrutor.

Boa Forma
Compartilhar
Publicidade
Publicidade