PUBLICIDADE

Bombom tem 10% aos 50 anos: existe percentual de gordura ideal para um corpo saudável?

Dançarina impressionou ao exibir sua forma física no Carnaval

22 fev 2024 - 13h03
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Reprodução/Instagram @adrianabombom

Aos 50 anos de idade, Adriana Bombom impressionou fãs e seguidores com sua forma física para desfilar como musa da escola de samba da Grande Rio no Carnaval deste ano. 

De acordo com a dançarina, ela saiu dos 14% e chegou a apenas 10% de gordura corporal para se apresentar na folia. "Aos 50 anos, como pode? Aliás, tudo é possível. Basta a pessoa querer, fazer uma boa alimentação", disse a influenciadora em conversa com a Quem.

Relembre as musas do verão que hoje são 60+ Relembre as musas do verão que hoje são 60+

Para explicar a relação entre o percentual de gordura corporal e a saúde, o Terra conversou com Lorena Balestra, médica pós-graduada em nutrologia e endocrinologia.

De acordo com a profissional, o percentual de gordura corporal é muito importante para a saúde geral da pessoa porque o excesso de gordura corporal pode aumentar o risco de desenvolver várias condições de saúde, como doenças cardíacas, metabólicas, diabetes tipo 2, pressão alta e obesidade. 

Porém, a especialista alerta que um percentual de gordura muito baixo também pode ser prejudicial, pois o corpo precisa de uma quantidade mínima de gordura para que o sistema imunológico e as produções hormonais funcionem adequadamente, por exemplo. 

Percentual ideal

Adriana Bombou reduziu seu percentual de gordura corporal de 14% para 10%
Adriana Bombou reduziu seu percentual de gordura corporal de 14% para 10%
Foto: Reprodução/Instagram/@adrianabombom

O percentual de gordura ideal vai depender de fatores como sexo, idade e nível de atividade física de uma pessoa. Em geral, para homens saudáveis, um percentual de gordura entre 10% e 20% é considerado ideal, enquanto para mulheres saudáveis, um percentual entre 18% e 28% é considerado ideal, avalia a médica.

Lipídio do bom! Alimentos que têm gordura saudável para o organismo Lipídio do bom! Alimentos que têm gordura saudável para o organismo

“Por exemplo, à medida que as pessoas envelhecem, tendem a perder massa muscular e a ganhar gordura, o que pode aumentar o percentual de gordura corporal.A estratégia para melhorar a porcentagem de gordura corporal está diretamente ligada à hábitos de vida saudável, com o objetivo de reduzir acúmulo de gordura e aumentar o ganho de massa muscular", explica Balestra. 

Como medir 

Existem alguns métodos para medir o percentual de gordura corporal, cada um com seus próprios níveis de precisão e confiabilidade. Alguns dos mais comuns incluem a bioimpedância elétrica, a medição de dobras cutâneas, a pesagem hidrostática e a tomografia computadorizada. 

Foto: iStock

A especialista explica que cada método tem suas vantagens e desvantagens, e a escolha do método depende das necessidades e preferências individuais. 

“Atualmente nas clínicas médicas especializadas vemos com maior frequência o uso das medidas de pregas cutâneas e bioimpedância corporal pela agilidade e boa acurácia”, revela a profissional. 

Complicações

A médica afirma que a relação entre o percentual de gordura corporal e o risco de desenvolver condições de saúde, como doenças cardíacas, diabetes e obesidade, é bem estabelecida. O excesso de gordura corporal pode levar a um aumento da resistência à insulina, inflamação crônica e disfunção metabólica, todos os quais estão associados a um maior risco de desenvolver essas condições de saúde e em consequência reduzir a qualidade de vida e maior risco de mortalidade.

Foto: iStock

A indicação é que se mantenha um percentual de gordura saudável e dentro da expectativa para reduzir o risco dessas doenças, melhorar qualidade de vida e aumentar a sobrevida.

Fonte: Redação Terra Você
Compartilhar
Publicidade
Publicidade