PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Pilates ou musculação: qual define mais os músculos?

Tanto pilates quanto musculação são conhecidos por trabalhar a força e o desenvolvimento dos grupos musculares - mas um pode ser mais indicado que o outro

26 jan 2024 - 10h05
(atualizado às 19h12)
Compartilhar
Exibir comentários

O pilates ganhou o nome do seu inventor, Joseph Pilates, que criou a prática na década de 1920 com a proposta de conectar o corpo e a mente. Portanto, quem pratica a modalidade sente os benefícios na postura, força, equilíbrio e flexibilidade do corpo. Apesar disso, ainda há muitas dúvidas quando pensamos em seus potenciais, especialmente no que se refere à definição dos músculos.

Pilates ou musculação: qual define mais os músculos?
Pilates ou musculação: qual define mais os músculos?
Foto: Shutterstock / Saúde em Dia

Como funcionam os treinos de pilates

Embora exista a diretriz de trabalho com todos os grupos musculares, os resultados do pilates variam de acordo com a quantidade de sessões em uma semana, explica o fisioterapeuta e sócio do Studio Vitaflex, Thiago Costa.

"Trabalha-se em níveis básico, intermediário e avançado no pilates. O resultado depende da quantidade de vezes por semana. Geralmente, alunos que fazem somente pilates duas vezes na semana como exercício físico vê o resultado em três meses", diz o profissional.

Thiago destaca ainda que não importa se o sujeito está com hérnia de disco ou postura ruim, ele não será impedido de praticar o pilates. A diferença é que uma avaliação com um profissional vai ditar o ritmo de treino.

"O pilates tem como objetivo desenvolver um corpo uniforme. Devemos avaliar e descobrir de onde vem aquela hérnia de disco, podendo ser consequência de um corpo mal estruturado, ou seja, desigual ou até mesmo por uma questão psicossomática. A avaliação do aluno deve ser feita minuciosamente e assim será feito um programa de treinamento especificamente direcionado", completou o fisioterapeuta.

5 exercícios de pilates para fortalecer os músculos 5 exercícios de pilates para fortalecer os músculos

Posso trocar a musculação pelo pilates?

A resposta é sim, mas é preciso entender que existem diferenças entre os dois, sobretudo no que se refere à definição dos músculos. Na musculação, ocorre a hipertrofia comum. Enquanto no pilates, ocorre a hipertrofia organizada, diz Thiago Costa.

"A hipertrofia organizada faz com que um praticante trabalhe a flexibilidade do músculo ao mesmo tempo que fortalece e aumenta a massa muscular. Pessoas que buscam um aumento gradativo de massa, que leve a uma alteração no corpo, devem priorizar a musculação", responde o especialista.

Saúde em Dia
Compartilhar
Publicidade
Publicidade