PUBLICIDADE
Patrocínio Logo do patrocinador

Médico esclarece mitos e verdades sobre a saúde no verão

O verão naturalmente exige mais atenção com a saúde. Nesse contexto, é fácil se enganar com alguns mitos e tabus

22 jan 2024 - 15h01
(atualizado às 18h15)
Compartilhar
Exibir comentários

O ano todo devemos ter atenção com nossa saúde. Mas, no verão, os cuidados aumentam à medida que as temperaturas também se mantêm elevadas. Além disso, a alimentação, o sono e a exposição solar ganham ainda mais importância.

Mitos e verdades sobre a saúde no verão

O Dr. Thiago Viana, nutrólogo e médico do esporte, esclarece alguns dos mitos e verdades mais comuns sobre a saúde durante a estação mais quente do ano. Confira:

Exercícios e calor: é uma combinação para perda de peso? 

Mito. A prática de exercícios sob calor intenso resulta em perda de água, mas não de gordura, e pode ser perigosa devido ao risco de desidratação e complicações à saúde. Uma rotina de exercícios equilibrada, combinada a uma dieta balanceada, é o caminho recomendado para a perda de peso sustentável.

O verão acelera o metabolismo? 

Verdadeiro, mas com ressalvas. "O corpo pode gastar mais energia para se resfriar, porém, esse efeito é mínimo e não deve ser considerado como forma de queima calórica expressiva", afirma Dr. Viana.

Alimentos picantes refrescam o corpo? 

Mito. Apesar de induzirem o suor, que pode dar uma sensação de frescor, alimentos picantes não reduzem a temperatura interna do corpo. "Para combater o calor, a hidratação e o consumo de alimentos ricos em água são mais eficientes", explica o Dr. Viana.

8 cuidados ao praticar atividade física nos dias quentes 8 cuidados ao praticar atividade física nos dias quentes

Dormir no frio auxilia na recuperação muscular? 

Verdade. O médico confirma que temperaturas mais baixas durante o sono podem melhorar a qualidade do descanso e, consequentemente, a recuperação muscular.

Sauna ajuda na 'desintoxicação' pós-excessos alimentares?

Mito. A sauna provoca suor e perda de minerais, mas não é eficaz na desintoxicação alimentar, um processo natural gerido pelo fígado e rins.

Bebidas 'detox' aceleram o metabolismo? 

Mito. Tais bebidas podem ser nutritivas, mas não há evidência científica de que aceleram o metabolismo ou promovam perda de peso significativa.

Jejum intermitente é solução para perda de peso? 

Mito. O jejum intermitente pode funcionar para alguns, mas não é adequado para todos, sendo essencial considerar as particularidades de cada indivíduo.

Fonte: Dr. Thiago Viana, nutrólogo e médico do esporte.

Saúde em Dia
Compartilhar
Publicidade
Publicidade