PUBLICIDADE

O que os médicos indicam para prevenção do câncer de próstata?

A prevenção da doença envolve a adoção de um estilo de vida saudável e a conscientização sobre os fatores de risco; entenda

17 nov 2023 - 09h11
(atualizado em 18/11/2023 às 05h00)
Compartilhar
Exibir comentários

Segundo tipo mais comum em homens, atrás apenas do câncer de pele, o câncer de próstata pode ter causas biológicas ou ambientais. Suas formas também variam — há tumores agressivos, que se espalham rapidamente e podem levar à morte, e tumores de lenta progressão, que não ameaçam a saúde do paciente ao longo da vida.

Símbolo do combate ao câncer de próstata
Símbolo do combate ao câncer de próstata
Foto: AND-ONE / iStock

Em todo caso, as campanhas do Novembro Azul, no mês dedicado a trazer informações sobre a doença, chamam atenção para as medidas que podem evitar ou atenuar a incidência do tumor. Saiba mais:

Como prevenir um câncer de próstata?

Por se tratar de um tumor desenvolvido também por razões biológicas, as formas de prevenção não são claras. Como ressalta o urologista Sandro Nassar, não há remédio ou substância que possa ser ingerida para evitar a doença, por exemplo.

Mas há ações em prol de melhorias na qualidade de vida que podem ser úteis para evitar a doença ou sua forma mais agressiva, pondera o também urologista Carlo Passerotti. Confira o que os médicos dizem sobre cada uma delas:

Mantenha uma dieta saudável

A receita é básica: manter uma alimentação com menos gordura, fritura e rica em nutrientes. Isso torna o indivíduo mais saudável e, consequentemente, com menos chance de desenvolver tumores.

"Isso é provado em trabalhos onde você pega a população japonesa que mora no Japão e a população japonesa que mora nos Estados Unidos, por exemplo. Eles [os que vivem na América do Norte] têm um risco de 5 a 10 vezes maior de câncer de próstata. Ou seja, a dieta que eles comem no Japão tem um impacto grande", cita Passerotti, coordenador do Centro Especializado em Urologia do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

Controle o peso

Do mesmo modo, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) aponta a manutenção do peso corporal adequado a altura e condições clínicas como uma das medidas ideais para prevenir o tumor. Segundo a entidade, estudos evidenciam o risco aumentado no desenvolvimento da doença para homens com sobrepeso e obesidade.

Exercite-se regularmente

Os médicos ouvidos pelo Terra também não citam a prática de atividade física como medida direta de prevenção, mas reconhecem os benefícios. Posseratti, por exemplo, explica que se exercitar diminui o estradiol e aumenta a testosterona, o que pode auxiliar no equilíbrio hormonal. A consequência é evitar o desenvolvimento do tumor ou atenuar sua agressividade.

Já Nassar menciona dados em relação à mortalidade. "O que alguns estudos relacionados a cânceres de modo geral preconizam é que pessoas que praticam atividade física intensa por mais de três horas por semanas têm uma mortalidade menor, de 30% a 40% em relação à população geral", informa o médico que atua no Hospital Edmundo Vasconcelos, em São Paulo.

Famosos que tiveram câncer de próstata e se curaram Famosos que tiveram câncer de próstata e se curaram

Reduza o consumo de álcool

Em relação a bebidas alcoólicas, a relação também é indireta. "Tudo que mexe com a imunidade pode mexer com o desenvolvimento e evolução do câncer de próstata", resume Posseratti. O Inca recomenda que se evite ou ao menos reduza o consumo, o que pode ainda prevenir outras doenças.

Evite fumar

"Fumar tem relação direta com o câncer de bexiga, por exemplo, mas não tem relação direta com o câncer de próstata", ressalta Nassar. De fato, não há consenso na comunidade científica quanto ao assunto. Ainda assim, ambos os médicos recomendam que a prática seja evitada, pois acarreta uma série de malefícios à saúde.

Faça exames

Tão importante quanto adotar hábitos saudáveis é fazer check-ups periódicos. A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) recomenda que homens a partir dos 50 anos façam consultas com um profissional especializado, a fim de buscar o diagnóstico precoce. Se o paciente estiver no grupo de risco, como é o caso de homens negros, com quadro de obesidade ou parente de primeiro grau que já teve a doença, esse check-up deve começar ainda antes, aos 45 anos.

Fonte: Redação Terra Você
Compartilhar
Publicidade
Publicidade