2 eventos ao vivo

Nove dicas para acabar de vez com a falta de sono

Quem nunca rolou de um lado para o outro na cama ou reclamou da noite mal dormida? A insônia é um problema que literalmente tira o sono de muitas pessoas. Não é à toa. Um sono de má qualidade pode causar cansaço, esgotamento, dores no corpo; prejudicar a atenção e a memória e até afetar a circulação sangüínea e o coração.

Maus hábitos são as principais causas da insônia
Maus hábitos são as principais causas da insônia
Foto: Getty Images



» Chat: tecle sobre o assunto

Caracterizada pela dificuldade de adormecer ou de dormir adequadamente, a insônica não é considerada uma doença. "Pode surgir pelos maus hábitos ou como sintoma de várias doenças, entre elas a apnéia, transtorno bipolar, transtorno obsessivo compulsivo (TOC) e a depressão", alerta a neurologista Anna Karla Smith, do Instituto do Sono, ligado a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

A insônia pode ser transitória ou crônica (quando ultrapassa três a quatro semanas). "No segundo caso, é necessário descobrir o que está por trás do sintoma da falta de sono e tratar especificamente a doença. Caso contrário, o problema pode levar a complicações cardiovasculares, como hipertensão, infarto, derrame e arritmia", afirma a médica.

Além de um sono relaxante, um adulto normal precisa dormir, em média, de seis a oito horas. No entanto, há quem se sinta bem com maior ou menor período de descanso.

Vale lembrar que não se deve apelar para medicamentos sem prescrição médica com o intuito de adormecer com mais facilidade. "Se for um medicamento inadequado, pode atrapalhar ainda mais o sono. Há também o risco da dependência", garante a especialista Anna Karla.

Se não há qualquer doença que possa estar interferindo da qualidade do seu sono, a melhor forma de conseguir de vez dormir como um anjo é manter hábitos saudáveis. Confira nove dicas da médica Anna Karla:

1 - Antes de ir para a cama, relaxe e esqueça dos problemas.
2 - Não consuma bebidas alcoólicas perto do horário de dormir. O vinho, a cerveja, o drinque, o coquetel, todos ajudam a cair no sono, mas interferem na sua qualidade;
3 - Não consuma à noite nada que contenha cafeína ou seja estimulante, como café e chá. Fumar também atrapalha;
4 - Beber leite facilita a liberação de peptídeos intestinais, que ajudam a entrar no sono;
5 - Tire do quarto o que possa desviar sua atenção. Portanto, nada de televisão, rádio ou despertador;
6 - Não faça exercícios entre duas e quatro horas antes de deitar. A malhação aumenta a temperatura do corpo e inibe a liberação da melatonina, que induz ao sono;
7 - Deite de lado, porque este posição facilita a respiração e evita o ronco;
8 - Se ler livros ajuda a ficar com sono, evite os que sejam interessantes e fixem demais sua atenção;
9 - Tomar banho morno antes de dormir colabora com uma boa noite de sono, porque relaxa a musculatura.

Especial para Terra

compartilhe

publicidade
publicidade